Festival de contos e poesias promovido pela Uema demonstra vocação do povo pela cultura no Maranhão

Por em 17 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão – Uema, por meio da Coordenação de Cultura e Desporto da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) realiza, no próximo dia 30 de novembro, no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, na Praia Grande, a etapa final de 4º Festival Maranhense de Contos e Poesias da Uema – Festmacpu.

O festival, que nesta edição, tem como homenageados, o poeta Gonçalves Dias e o músico Turíbio Santos, contou com 113 inscritos e 40 trabalhos selecionados, sendo 20 de poesias e 20 de contos, com base na criatividade, originalidade, coerência e ortografia, tendo como público alvo alunos, professores e a comunidade em geral.

Com o festival, prende-se estimular o processo cultural junto à comunidade universitária e à sociedade o hábito da leitura e escrita, difundir a produção poético-literária da atualidade, proporcionando a descoberta de novos talentos para desenvolver o gosto e o prazer da reflexão, mediante a palavra escrita e falada pelas obras dos autores e atores envolvidos.

A professora Ilka Serra, pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis disse  que considera de grande relevância para a Uema o resultado obtido na submissão dos contos e poesias, uma demonstração que a Uema tem grande potencial para a cultura. “É nesse sentido que a Proexae, por meio da Coordenação de Cultura e Esporte, tem buscado alcançar todos os campi da universidade, com essa perspectiva de fortalecimento das atividades culturais da nossa instituição. Queremos, sim, fortalecer a cultura na Uema, alinhada com tudo que tem de relevante nessa, que é uma vocação do povo maranhense”, aponta a pró-reitora

Conforme explica o coordenador de Cultura e Deporto da Uema, professor Solon Santana Manica, o protagonismo da Uema na cultura maranhense é fundamental e, para isso, avançar são necessários mais recursos para essa área na universidade.

Segundo ele, as ações de pesquisa, ensino e extensão compartilham conhecimentos. “Não existe país desenvolvido que não valorize o seu patrimônio cultural e, ainda, mais hoje num mundo globalizado pelas redes de comunicação, que não tenha na valorização e difusão da sua cultura alicerce fundamental na consolidação e fortalecimento de suas relações internacionais. Relações estas, que são essenciais para atrair investimentos do exterior e desenvolver a  ciência e tecnologia”, declara o professor.

Dentro do arcabolço cultural da Universidade Estadual do Maranhão, no quadriênio 2023/2026, existem sete grandes eixos a serem desenvolvidos pela instituição: Artes Visuais, Artesanato, Música, Literatura e Poesia, Artes da Cena, Esportes e Cultura Indígena, Quilombola e das Comunidades Ribeirinhas. Nesse processo, estão contemplados 48 projetos que visam revolucionar o meio acadêmico e a comunidade em geral.

Tudo começa com a Bolsa Cultura, que tem como objetivo promover o desenvolvimento, registro e a circulação de atividades artístico e culturais entre os diversos campi da Uema. A ideia é, também, ampliar o ensino, a pesquisa e a extensão nas áreas de artes e cultura, possibilitando a formação de agentes culturais e públicos de cultura tanto da comunidade acadêmica quanto das populações em volta dos campi.

Nesse universo das artes proposto pela Uema, estão sendo oferecidas 48 Bolsas Cultura com vigência no período de 1º de novembro 2023 a 31 de outubro de 2024, que, de acordo com a Resolução n.º 460/2023-CAD/UEMA, o valor da bolsa será de R$ 700 reais, e o professor orientador poderá solicitar até duas bolsas por projeto. No projeto contemplado, o orientador poderá indicar até seis alunos voluntários.

Por Alcindo Barros