Nugeo participou de reunião de análise e previsão climática trimestral para o Nordeste com ênfase no Maranhão


Por em 24 de novembro de 2023



               

Uma vez por mês, representantes de todos os estados do Nordeste se reúnem para discutir e analisar o comportamento climático da região. Na manhã de ontem (23), o Núcleo de Geoprocessamento da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), através dos seus laboratórios de Meteorologia e Recursos Hídricos, coordenou a Reunião de Previsão climática sazonal para a Região Nordeste juntamente com Centros Estaduais de Meteorologia e Recurso Hídrico do Nordeste do Brasil.

Durante esses encontros mensais, cada estado apresenta sua análise do comportamento meteorológico local. Em seguida, uma análise abrangente de campos meteorológicos e oceanográficos globais é realizada. A etapa seguinte envolve a avaliação de modelos de previsão climatológica provenientes de centros meteorológicos espalhados pelo mundo. Esse processo, que reúne expertises diversas, visa criar um panorama abrangente das condições climáticas.

Na ocasião, as análises e discussões tiveram o propósito de avaliar as condições atmosféricas atuais em escala global, bem como as condições oceânicas que determinam os padrões de chuva e temperatura em diversas áreas do globo a fim de se elaborar um prognóstico do comportamento das chuvas para o mês de dezembro de 2023, janeiro e fevereiro de 2024.

                     

O objetivo é elaborar um prognóstico de consenso de qualidades das chuvas nos aspectos espacial e temporal, para os próximos três meses na região Nordeste do Brasil. Esta previsão auxilia tanto os núcleos de meteorologia na emissão de alertas de chuva ou estiagem, bem como as demais instituições estaduais que necessitam de informações climáticas para apoio nas tomadas de decisões relacionadas a setores importantes das cidades, tais como: agricultura, pecuária, pesca, energia, turismo, entre outros.

Na oportunidade, foi apresentado o Boletim de Previsão Climática para os próximos três meses (dezembro, janeiro e fevereiro). Essa previsão, de responsabilidade da Uema, ganha destaque especial por antecipar o início do período chuvoso para o estado do Maranhão.

                             

O meteorologista Hallan Cerqueira, da Uema, ressaltou a importância dessas reuniões, destacando seu papel fundamental na produção de previsões que impactam diretamente a região nordeste. “Essas reuniões têm o objetivo de produzir previsões importantes para a questão estratégica do estado, desde a agricultura até a análise das áreas de risco. Informações cruciais para o planejamento estratégico e o abastecimento hídrico do Estado do Maranhão”, afirmou Cerqueira.

A região nordeste do Brasil é conhecida por sua sazonalidade climática, e a previsão para os meses seguintes desempenha um papel vital em diversos setores. Além de auxiliar na preparação para a chegada das chuvas, essa análise estratégica influencia diretamente as atividades agrícolas, o gerenciamento de áreas de risco e, principalmente, o fornecimento de água para a população.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens