PAES 2024: Mais de 36 mil candidatos prestaram vestibular da Uema neste domingo (26)

Por em 26 de novembro de 2023

Foi realizado na tarde deste domingo (26), o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes 2024), vestibular de etapa única que dá acesso às vagas na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul). O Vestibular aconteceu em clima de tranquilidade.

Foram mais de 50 mil candidatos inscritos, sendo que 73,25% desse quantitativo compareceram aos locais de prova, contabilizando 36.938 candidatos. Neste ano, o tema da redação da etapa única foi “O que é ser livre, em pleno século XXI?”

O reitor da Uema, Walter Canales, falou sobre o Vestibular: “Hoje estamos aqui, no domingo, 26 de novembro, para a realização do PAES 2024. É um momento importante na vida de mais de 36 mil candidatos que fizeram a prova com o objetivo de transformar as suas vidas por meio do ensino superior. E esse ano, nós tivemos um número expressivo de inscrições, fruto de um trabalho feito com a visitação em todos os campi da Uema, divulgação em diversas mídias para que todos pudessem ter conhecimento dos nossos cursos, aquilo que a nossa Universidade oferta em termos de ensino superior, para isso tivemos um grande empenho de toda uma equipe que trabalha para a realização do PAES”.

“Além disso, nós estamos oferecendo vários cursos novos, cursos para a capital, cursos para o interior do Estado que são: medicina bacharelado e meteorologia bacharelado campus São Luís, fisioterapia bacharelado, no campus Itapecuru-Mirim e psicologia bacharelado, no campus Coroatá, isso faz parte de um processo de renovação dos nossos cursos para que assim possamos atender os anseios dos maranhenses. Finalizo, desejando sucesso a todos que realizaram as provas”, enfatizou o reitor da Uema, Walter Canales.

As provas foram realizadas em 23 municípios maranhenses, que são as cidades onde existem campi da Uema e UemaSul. O vestibular destina-se ao preenchimento de 5.493 vagas, para o primeiro e segundo semestres do próximo ano, em cursos de graduação, sendo 4.713 distribuídas entre os 20 campi da Uema e 780 vagas nos três campi da UemaSul.

Nesta edição, os cursos mais concorridos do vestibular são: Curso de Formação de Oficiais PMMA – Cota para negros, com 227,78 candidatos por vaga; Curso de Formação de Oficiais CBMMA – Cota para negros, com 195,67 candidatos por vaga e Medicina Bacharelado – Sistema Universal de vagas, com 185,06 candidatos por vaga.

O resultado final está previsto para ser divulgado em 11 de janeiro de 2024.

A prova em etapa única foi constituída de 60 questões de múltipla escolha e redação. Já as questões de Língua Portuguesa e Literatura e a Produção Textual tiveram como referência textos nacionais e as seguintes obras literárias: Olhos D’Água (Conceição Evaristo); Mar Morto (Jorge Amado); Primeiros Cantos (Gonçalves Dias).

A Universidade Estadual do Maranhão não usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso de estudantes e possui vestibular próprio, o Paes, que é realizado em etapa única e tornou-se uma ferramenta essencial para a democratização do acesso à educação para milhões de maranhenses.

Os Gabaritos Preliminares do PAES 2024 já estão disponíveis, acesse AQUI!

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho