Proexae e Ascom promovem roda de conversa sobre Dia da Consciência Negra; assista

Por em 20 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Coordenação de Atividades Extracurriculares (Caex) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) e da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), celebrou o Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira (20), com uma roda de conversa online que reuniu vozes fundamentais do movimento negro maranhense.

Com tema “Consciência Negra: Consciência a gente pratica”, o encontro contou com a participação destacada da Engenheira Agrônoma e educadora popular, Josewania Ferreira, do graduando em Estudos Africanos e Afrobrasileiros, Francinilson Campos, e da graduanda em História pela UEMA, e participante da atlética Asgard, Juliana da Silva. A mediação do evento ficou sob a responsabilidade da jornalista Jelisene Corrêa, que também integra a Assessoria de Eventos e Cerimonial da Uema (Ascev).

“Ao longo dos anos, esse dia se tornou símbolo de resistência por conta de muitas questões que a população negra ainda enfrenta, todas relacionadas ao racismo que ainda é, infelizmente, muito presente”, introduziu Jesilene durante o debate.

A roda de conversa proporcionou um espaço enriquecedor para discutir questões cruciais relacionadas ao movimento negro no Maranhão. Josewania Ferreira compartilhou sua experiência como engenheira agrônoma e educadora popular, destacando a importância da representatividade e do acesso à educação para a população negra. “É fundamental que as instituições de ensino promovam ambientes inclusivos, onde todos se sintam representados e valorizados”, ressaltou Ferreira.

Francinilson Campos, por sua vez, abordou a importância dos estudos africanos e afrobrasileiros na formação acadêmica. Ele enfatizou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre a história e cultura africanas, destacando a contribuição significativa que esses estudos podem oferecer para uma sociedade mais justa e equitativa.

Juliana da Silva, graduanda em História e participante ativa da atlética Asgard, trouxe uma perspectiva jovem e engajada à discussão. Ela destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão e empoderamento, ressaltando a necessidade de promover a diversidade nos espaços esportivos.

Neste Dia da Consciência Negra, a mensagem foi clara: a conscientização vai além do discurso, é na prática que ela se manifesta e transforma realidades. A Universidade Estadual do Maranhão, por meio de ações de conscientização como esta, reafirma seu compromisso em contribuir para uma sociedade mais justa, inclusiva e consciente.