Reitor da Uema acompanha assinatura de ordem de serviço para construção do primeiro trecho da Avenida Metropolitana

Por em 30 de novembro de 2023

O reitor Walter Canales representou a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) na solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção do primeiro trecho da Avenida Metropolitana, pelo governador Carlos Brandão, na manhã desta quinta-feira (30), no Ceprama, em São Luís.

“Essa será uma avenida muito importante, porque, além de ajudar a desafogar o tráfego da entrada de São Luís, vai oportunizar possibilidade de estágios aos alunos do Campus Paulo VI da Uema. Será uma forma de aplicar melhor os seus conhecimentos vistos em salas de aula nessas obras”, explicou o reitor da Uema.

Segundo o Governo do Maranhão, a nova via facilitará a mobilidade nos quatro municípios da Grande Ilha, garantindo melhorias para o trânsito.

Sobre a obra

A obra deve beneficiar mais de 1 milhão de pessoas e será executada com recursos o Governo do Maranhão e do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. O investimento deste primeiro trecho será de R$ 26.219.106,10, sendo R$ 18 milhões recursos do tesouro estadual. Somada as quatro etapas a obra terá um investimento total de R$ 118 milhões.

As outras três etapas da obra compreendem da Avenida Principal do São Raimundo ao Parque Independência, um trecho com 2,732 quilômetros; do Parque Independência a rotatória da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com 1,748 quilômetro; e da Avenida Guajajaras ao Parque Independência, um trecho de 3,397 quilômetros.

A Avenida Metropolitana terá 6 pistas para veículos, calçadas de ambos os lados, ciclovia e canteiro central com iluminação.