Reitor da Uema participa de atividade prática com calouros do Curso de Agronomia

Por em 14 de novembro de 2023

Na tarde desta terça-feira (14), o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Walter Canales, acompanhado dos professores Porfírio Candanedo Guerra e Luiz Jorge Dias, acompanhou a primeira atividade prática dos alunos do 1º período do Curso de Agronomia da Uema.

Durante a disciplina de Iniciação à Agronomia, ministrada pela professora Ester Azevedo do Amaral, os alunos são desafiados a, desde o momento da escolha da semente, até a colheita do produto, acompanhar o desenvolvimento de hortaliças na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão, para poder colhê-las ao final do semestre.

“Todo semestre com os alunos da disciplina de Iniciação à Agronomia, nós realizamos essa atividade prática, onde nós, como o nome já sugere, nós iniciamos esses alunos que acabaram de chegar no curso nas atividades gerais, dando uma visão geral de como o Curso de Agronomia funciona, onde também reunimos os alunos em grupos para realizar esse desafio da disciplina, que sem nenhum conhecimento prévio, apenas com o que eles estão vendo em sala de aula, devem produzir hortaliças orgânicas para que ao final do semestre possamos ver como o trabalho em equipe foi fundamental para o desenvolvimento da planta”, enfatiza a Prof. Ester Azevedo do Amaral.

Para Ronald de Jesus Lopes Mendes, do 7º período do Curso de Agronomia, monitor da disciplina de Iniciação à Agronomia, e também voluntário do projeto coordenado pela professora Ester, como um aluno veterano que já passou pela mesma experiência, Ronald divide, desde o início do semestre, orientações para os calouros de como a atividade prática deve ser corretamente administrada.

“O intuito da professora dentro desse projeto e dessa disciplina é que, o aluno que nunca teve contato direto ou indireto com o campo, ou então aquele que deseja aprimorar o que já sabe sobre plantio, poder dividir seus conhecimentos e melhorar suas habilidades práticas. Durante todo o semestre, para conseguirem ter o maior aproveitamento do cultivo, os alunos fazem revisão de literatura, estudam, pesquisam sobre culturas e quais se desenvolvem na nossa região para que assim a experiência seja muito mais proveitosa e com resultados positivos”, comenta o monitor.

“Minha experiência, durante a minha época, foi ótima! Venho da baixada maranhense, do município de Arari, e lá, nós temos muito contato com o campo com os nossos avós, tios, parentes em geral, porém, de culturas determinadas como milho, mandioca e feijão. Aqui na disciplina aprendemos algo a mais, o porquê que a planta se desenvolve, como essa planta se desenvolve, qual a capacidade genética, biológica e fisiológicas dessa planta, logo, aqui o curso a gente percebe que é sempre mais bem aplicado, já que desenvolve o aluno com a base que ele tem de suas experiências pessoais ou do ensino médio, e aqui enxerga uma visão de um futuro profissional”, finaliza Ronald.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Luís Paulo