Solenidade marca formatura de 49 novos aspirantes a oficiais da Polícia Militar do Maranhão

Por em 20 de novembro de 2023

Após três anos e meio de uma jornada desafiadora, 49 jovens concretizaram, nesta sexta-feira (17), um dos maiores sonhos de suas vidas: concluir o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). O momento foi marcado por uma solenidade que reuniu familiares, amigos e autoridades no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, localizado no Calhau, em São Luís (MA), de onde os formandos saíram aspirantes a oficiais da corporação.

Esta é a 26ª turma do CFO, que acontece há, pelos menos, 30 anos em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que concede a cada formando o título de bacharel em Segurança Pública. Pelos próximos seis meses, os aspirantes passarão por um estágio probatório e, somente após isso, receberão a promoção ao primeiro posto da Polícia Militar, o de 2º Tenente.

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, representou o governador Carlos Brandão na solenidade e parabenizou os concludentes do curso. Martins reafirmou o compromisso de Brandão em seguir ampliando investimentos para qualificação das polícias do Maranhão. Ele destacou que esta nova turma de aspirantes fortalecerá ainda mais o efetivo da Polícia Militar, bem como o trabalho realizado pela corporação em todo o estado para combater a criminalidade e garantir a ordem e a tranquilidade entre a população.

“Esses novos aspirantes a oficiais estarão, muito em breve, fortalecendo as ações de combate à criminalidade em nosso estado. São homens e mulheres que chegam para reforçar um trabalho que tem sido feito com muito empenho e que tem resultado em avanços significativos na segurança pública, principalmente quando comparamos os índices com outros estados. Com sua formação sólida e comprometimento, esses jovens irão com certeza contribuir para a promoção da paz social e um Maranhão ainda melhor”, destacou.

O comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Paulo Fernando, ressaltou a importância da formação de mais esta turma do Curso de Formação de Oficiais para o Sistema de Segurança Pública, que tem atuado de forma incisiva com ações de repressão a todos os tipos de crime, prova disso foi a queda de 10,5% nos índices de crimes violentos letais no terceiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

“A formação desses 49 jovens é uma conquista muito grande para a Polícia Militar do Maranhão. Todos eles somarão forças no combate à criminalidade em todo o estado, prestando um serviço de qualidade à sociedade. Portanto, essa vitória não é apenas daqueles que se formaram, de suas famílias, mas de toda a população maranhense, que conta com o nosso trabalho para viver com tranquilidade”, disse o coronel Paulo Fernando.

Sobre o curso

O CFO é um curso regular da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) que funciona em período integral, onde na APMGD no período matutino são ministradas as disciplinas profissionais (núcleo especifico) e na UEMA no período vespertino as disciplinas fundamentais (núcleo comum). O Curso é reconhecido pelo MEC, através da Resolução nº. 195/2000-CEE, de 25 de maio de 2000, fruto do convênio UEMA/PMMA/CBM.

Ao término do curso, atendendo a todos os requisitos e exigências legais, o Cadete PM será declarado Aspirante a Oficial PM, recebendo a estrela de Aspirante Oficial como símbolo da autoridade e da responsabilidade que terá diante da sociedade no sentido de defendê-la e promover todos os esforços para o seu engrandecimento, bem como a honra de pertencer à briosa Polícia Militar do Maranhão, iniciando logo após, o estágio probatório pelo período de 06 (seis) meses onde findo este prazo será promovido ao posto de 2º tenente PM. Para a conclusão do Curso o Cadete PM deverá apresentar um Trabalho Técnico Cientifico onde após sua aprovação será Graduado como Bacharel em Segurança Pública.