Uema abre primeira turma para Mestrado Profissional em Saúde da Família

Por em 14 de novembro de 2023

A Universidade Estaduaol do Maranhão – Uema, credenciada recentemente como polo do PROFSAÚDE, para o Campus de Caxias,  abre a primeira turma na rede de Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF), que tem como sede a Fio Cruz, no Rio de Janeiro.

De acordo com o edital,  O PROFSAÚDE/MPSF é um programa de pós-graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e se estabelece como uma estratégia de formação que visa atender à expansão da graduação e da pós-graduação no país, bem como à educação permanente de profissionais de saúde, com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde (APS), à Gestão em Saúde e à Educação.

O curso é gratuito, oferecido na modalidade híbrida, tem duração mínima de 18 e máxima de 24 meses, possui carga horária de 975 horas, compreendendo 9 encontros síncronos (presenciais) e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O mestrado, que vai funcionar sob a coordenação da professora Jeseneide Teixeira, faz parte do processo de expansão da pós-graduação stricto sensu da Uema tanto dos programas autônomos quando dos que são implantados em rede. “Para nós foi muito importante, porque, além da expansão, é mais um passo em direção à interiorização da pós-graduação da nossa universidade, já que este é o nosso segundo curso de mestrado a funcionar em Caxias”, apontou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche.

Só poderão se inscrever, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, profissionais com diploma de graduação reconhecido pelo MEC, em áreas relacionadas diretamente à saúde.

As inscrições serão exclusivamente on-line e, em nenhuma hipótese, serão aceitos documentos impressos. Todas as informações referentes às inscrições poderão ser obtidas diretamente com a Coordenação Acadêmica da Uema no Campus de Caxias.

PROVA

Primeira etapa: Prova de conhecimentos – eliminatória –  essa etapa é constituída por uma prova de conhecimentos, composta de 30 questões objetivas de múltipla escolha e 1 questão dissertativa, elaboradas a partir do conteúdo programático. A prova será realizada no dia 25 de março de 2024, no horário das 09h às 13h, em local determinado pela coordenação da Uema.

Segunda etapa: Análise do Currículo Lattes e da proposta preliminar de trabalho. O Lattes será analisado e pontuado, considerando a formação acadêmica, a produção científica e a técnica e atividades profissionais.

Por Alcindo Barros