Programa Ensinar celebra colação de grau de novos professores em Pedreiras

Por em 23 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, nesta quinta-feira (23), a Colação de Grau do Programa Ensinar – Pedreiras, de 25 formandos dos cursos de licenciatura dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Química e Geografia, a cerimônia aconteceu no MAR – Ministério Apostólico RHEMA. Um momento único para os concludentes que compartilham sua alegria com familiares, convidados, professores, homenageando todos que contribuíram para esta vitória.

“Nossa eterna gratidão! Foram vocês que nos transmitiram os saberes essenciais à nossa formação, compartilharam conosco seus conhecimentos, experiências e paixões, despertando em cada um de nós o desejo incessante de aprender e crescer”, afirmou o aluno Josélio Miranda Sousa Filho, orador e concludente do curso de Ciências Sociais Licenciatura.

A diretora da Uema Campus Pedreiras, professora Carmen Lucia comentou: “O objetivo do programa (Ensinar) é formar professores para o exercício da docência na educação básica a partir de conhecimentos específicos interdisciplinares e pedagógicos. Durante esses 5 anos de jornada, vocês puderam vivenciar esses conhecimentos na teoria e na prática através de um processo de formação orientado por professores comprometidos e responsáveis com o ato de ensinar e hoje é dia de agradecer a todos os profissionais que fizeram parte dessa história pelo trabalho realizado e a vocês, formandos, é momento de parabenizar, congratular por todos obstáculos superados, por mais essa conquista em suas vidas.”

“O reconhecimento de se dar o sim para a profissão de docente. É uma frase carregada de sentido para nós, professores, e a vocês, também, agora professores. Vocês não podem esquecer o motivo de fazer o curso que vocês fizeram, vocês passaram por um processo de formação de professores.”, comentou a professora Goretti Cavalcante, coordenadora do Programa Ensinar.

Como paraninfo, foi escolhida o professor Odglay Quixaba, que em seu discurso enfatizou a dedicação dos formandos: “Cada um de vocês representa a promessa de um futuro brilhante montado pela dedicação e esforço. Ao longo dessa jornada enfrentaram obstáculos, superaram adversidades e construíram amizades. Essa trajetória não foi fácil, mas é a soma de cada experiência, aprendizado e persistência. Vocês são a prova viva de que a perseverança é a chave para o sucesso.”

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos cursos que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo da graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Por: Thiago Martins