Uema compõe mesa de cerimônia de lançamento do Programa Telemedicina do Governo do Maranhão


Por em 23 de novembro de 2023



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do seu vice-reitor, Prof. Dr. Paulo Catunda, compôs na manhã desta quarta-feira (22), a mesa de abertura da cerimônia de lançamento do Programa Telemedicina, que garantirá consultas on-line com médicos de mais de 17 especialidades. E para ampliar a assistência nas unidades básicas de saúde, também foi feita a acolhida dos mais de 400 profissionais do programa Mais Médicos que atuarão no estado.

A solenidade de lançamento do Telemedicina e de acolhida do Mais Médicos ocorreu no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma, em São Luís, e contou com a presença do governador Carlos Brandão; do vice-governador Felipe Camarão; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; e do gerente executivo de Programas Sociais da BP, Dante Dianezi Gambardella.

Para o Prof. Dr. Paulo Catunda, a presença da Universidade na solenidade significa o comprometimento com a comunidade acadêmica em poder contribuir com futuros profissionais para o Estado do Maranhão como um todo. 

“Em Caxias, o nosso Curso de Medicina completou 20 anos, isso significa que são 20 anos entregando para o Maranhão e para o Brasil, profissionais que passaram seu período de formação longe da capital do estado, adquirindo conhecimento não só apenas em Caxias, mas como também em municípios vizinhos. Em São Luís, inauguraremos agora no segundo semestre de 2024, o Curso de Medicina no Campus Paulo VI, e pretendendo com ele, continuar a contribuir com futuros profissionais para o Estado do Maranhão como um todo”, enfatiza o vice-reitor.

O governador Carlos Brandão afirmou que a solenidade foi um momento de quebra de paradigma no Maranhão. 

“Estamos lançando um projeto muito importante para a saúde. O Telemedicina vai proporcionar assistência com especialistas altamente qualificados, para que a gente possa conseguir diagnósticos precisos, ampliando essa oferta nos municípios, pois nós sabemos das dificuldades. E com o reforço do Mais Médicos, na atenção básica, vamos ampliar os atendimentos nas localidades mais distantes, com dificuldades de acesso, de deslocamento”, disse Brandão.

Já a ministra Nísia Trindade reiterou o compromisso e parceria com o Governo do Maranhão. 

“O Ministério da Saúde está aqui de uma forma muito comprometida e eu estou feliz pelo dia de hoje, pois tivemos duas importantes ações nesse evento que vão fortalecer o SUS e levar o acesso às especialidades médicas para toda a população, utilizando a telemedicina e integrando a atenção primária, as unidades básicas de saúde, as policlínicas e toda a atenção de alta complexidade nos hospitais. A saúde tem que chegar igualmente para todos”, ressaltou.

Telemedicina

O projeto Telemedicina funcionará da seguinte forma. O usuário consulta com o clínico geral na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do bairro ou povoado do município onde mora. Após o clínico geral avaliar e decidir que é necessário, fará o encaminhamento do paciente para a consulta com o médico especialista. 

O paciente agenda e retorna para a consulta on-line com o especialista. Durante a chamada de vídeo, o paciente estará acompanhado do clínico que fez o encaminhamento. E, caso precise, será encaminhado para a realização de exames complementares nos centros de especialidades, policlínicas e outras referências próximas.

Por: Ascom/Uema, com informações da Secom/MA

Fotos: Brunno Carvalho (Secom/MA) e Rafael Carvalho (Ascom/Uema)

 



Últimas Postagens