Uema forma 77 professores pelo Programa Ensinar no Polo Loreto

Por em 22 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, nesta terça-feira (21), a Colação de Grau do Programa Ensinar no município de Loreto, dos cursos de Ciências Sociais Licenciatura, Física Licenciatura, História Licenciatura e Pedagogia Licenciatura, a cerimônia aconteceu na Boate Estrela Sul. Um momento único para os concludentes que compartilham sua alegria com familiares, convidados, professores, homenageando todos que contribuíram para esta vitória.

“Quero dizer que hoje damos uma resposta positiva à sociedade. Vamos sair daqui com o nosso diploma em mãos, mostrando que estamos prontos e capazes de atuar como profissionais no competitivo mercado de trabalho. Mas isso não basta, não podemos parar no tempo, é preciso avançar, traçar novas metas e com muita dedicação, alcançar novas conquistas”, afirmou o aluno Regivan Pereira dos Santos, orador e concludente do curso de Ciências Sociais.

A coordenadora do Polo Loreto, professora Maria Stella Gomes Bringel Silva enfatiza a importância do Programa Ensinar para a cidade: “Hoje, para Loreto, no sul do Maranhão, é um dia muito importante. 77 alunos recebem a graduação nos cursos do Programa Ensinar da Uema. Com certeza, o município irá progredir com esses 77 novos professores no mercado de trabalho”.

Presente na solenidade, o prefeito de Loreto, Germano Martins Coelho, ressaltou o impacto positivo das graduações do Programa Ensinar na cidade: “O Programa Ensinar da Uema tem trazido para o nosso interior a formação que vai entregar quase 80 novos profissionais graduados, ajudando na melhora da educação do nosso município e impactando de forma direta nesses quase 80 formandos, mas quem ganha são os alunos de Loreto, os filhos de Loreto”.

“Cada vez que a gente forma turmas, nós estamos entregando para a sociedade profissionais que irão atender a sociedade. Então, isto não é qualquer coisa. A nossa função social tem que ser realimentada todos os dias, todos os semestres quando a gente entrega nos cursos regulares, todas as vezes que formam os cursos dos programas especiais”, afirmou a professora Goretti Cavalcante, coordenadora do Programa Ensinar.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos cursos que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo da graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Por Thiago Martins