Uema forma 97 professores pelo Programa Ensinar no Polo Paraibano

Por em 23 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, nesta quarta-feira (22), a Colação de Grau do Programa Ensinar – Paraibano, de 97 formandos dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Sociais Licenciatura, Física Licenciatura, Geografia Licenciatura, História Licenciatura, Pedagogia Licenciatura e Química Licenciatura, a cerimônia aconteceu no Inhumas Park. Um momento único para os concludentes que compartilham sua alegria com familiares, convidados, professores, homenageando todos que contribuíram para esta vitória.

“Os dias intermináveis nos laboratórios, as discussões acaloradas sobre teorias sociais, as discussões que ampliaram os nossos horizontes. Em cada desafio, em cada triunfo, nós forjamos jornadas triunfos que vão transcender as paredes da Uema”, afirmou o aluno Damião Neto, orador e concludente do curso de Física Licenciatura.

O coordenador do Polo Ensinar em Paraibano, professor Mauricio Freire de Sá enfatiza a importância da capacitação contínua dos formandos: “Vocês agora são profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, portanto, acredite no potencial de vocês e nunca deixe de buscar conhecimento e aprimoramento, pois temos a responsabilidade de, não apenas usar o nosso conhecimento para o nosso próprio benefício, mas também para o bem da sociedade que precisa de profissionais comprometidos éticos e capazes de fazer a diferença.”

O coordenador do Polo UAB em Paraibano, professor José Arimatéia comentou: “É com grande satisfação que me dirijo a todos presentes nesse momento, especialmente a vocês, formandos dos programas especiais da Universidade Estadual do Maranhão. Trata-se de uma ocasião muito especial para todos presentes e saliento dizer, que também é especial para mim, pois hoje estou com a sensação de dever cumprido, de encerramento de um importante ciclo na formação profissional de cada um de vocês”.

“Cada vez que vez vinham, vocês davam um sim e hoje vocês estão dando um sim definitivo, mas é aquele sim que vai fazer com que você vá desempenhar a sua função trazendo nas suas costas todas as responsabilidades das suas circunstâncias, da sua consequência. Vocês se formaram para serem professores e vocês são agora professores.”, comentou a professora Goretti Cavalcante, coordenadora do Programa Ensinar.

Como paraninfa, foi escolhida a professora Juliana Bezerra, que em seu discurso enfatizou a importância desse momento tão marcante: “Hoje, vocês celebram o começo de um futuro brilhante para cada um de suas filhas e filhos. Elas e eles ainda terão muito para ensinar a todos nós, mais ainda de agora em diante. O Programa Ensinar é especial. Forma vencedores, sim, é preciso ter muita força de vontade para chegar a um momento como este”.

Presente na solenidade, a prefeita Vanessa Furtado ressaltou o orgulho em formar profissionais paranaenses: “É gratificante ver paraibanenses e amigos dos municípios vizinhos galgando novos degraus em suas vidas sem precisar se deslocar para longe de suas famílias, e o melhor de tudo, em uma universidade pública. Aproveite, pois a estrada foi longa, cheia de curvas, tempestades, buracos, mas nada mais grandioso que a emoção desta conclusão”.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos cursos que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo da graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Por Thiago Martins