Uema forma mais de 80 professores pelo Programa Ensinar no Polo Turiaçu

Por em 29 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, nesta terça-feira (28), a Colação de Grau do Programa Ensinar  –  Polo Turiaçu, 82 alunos receberam o grau dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Sociais Licenciatura, História Licenciatura e Matemática Licenciatura. Um momento único para os concludentes que compartilham sua alegria com familiares, convidados, professores, homenageando todos que contribuíram para esta vitória.

“Ao longo desses anos, cada um de nós enfrentou uma série de obstáculos que testaram não apenas nosso intelecto, mas também nossa força física, mental e emocional. Cada um de nós sabe o quanto tivemos que nos esforçar para cruzarmos, hoje, a linha de chegada. E em meio a tudo isso, surge um sentimento que permeia este momento, a gratidão. Hoje, celebramos não apenas a obtenção de um diploma, mas o sentimento profundo de dever cumprido. Parabéns, formandos, por transformarem as dificuldades em conquistas, as lágrimas em sorrisos e os obstáculos em degraus para o sucesso”, afirmou o aluno Bruno Kennedy Magalhães Laranjeira, orador da noite, do curso de Ciências Sociais.

A coordenadora do Polo Ensinar em Turiaçu, professora Jailma da Graça Sousa Pereira disse: “Sabemos que foi um processo difícil, repleto de medos e dificuldades, mas ouso dizer que com exceção da Pandemia foram dificuldades boas, isso porque se traduz em novas experiências, na oportunidade de aprendizagem, na inserção de cada um de vocês em um novo mundo, que prima por profissionais dispostos a transformar, transpor e construir. Jamais esqueçam de que em suas mãos estará um poder que poderá democratizar, valorizar, incluir, diminuir as desigualdades que assolam nosso mundo. Espero que entendam que esse momento é parte de uma carreira maior e mais bonita”.

Como paraninfo, foi escolhido o professor, do Curso de História, Antônio Evaldo de Almeida Barros, que em seu discurso enfatizou: “Graduar-se, formar-se certamente é um momento ímpar de múltiplas emoções compartilhadas por diferentes atores. Formar para transformar-se, buscar mais e mais conhecimentos no sentido de tentar compreender a inexgotável dinâmica da transformação que é a vida, a complexidade do ser humano, o mundo dos números e da vida social natural. Um difícil desafio de observar as experiências humanas e a parte delas ressignificar a própria identidade e a própria história. Hoje é um dia marcante que celebra não apenas o encerramento de mais uma etapa acadêmica, mas também o início de uma jornada repleta de possibilidades e responsabilidades. Mas ao fim, tratou-se de aprender a ensinar e aprender a aprender, ter esmero consigo mesmo. Felizmente, como diz o poeta Chico Cesar, caminho se conhece andando. A responsabilidade agora repousa sobre os ombros desses novos profissionais. Que este diploma seja apenas um primeiro passo rumo a uma trajetória marcada pelo constante aprendizado e pela contribuição efetiva para um futuro melhor”.

Presente na solenidade, o prefeito de Turiaçu Edesio Cavalcanti ressaltou o orgulho em formar profissionais: “Parabéns a todos os formandos, parabéns aos familiares, que com certeza foram muito importantes nessa luta. Sabemos que não é fácil, é um desafio duro, mas hoje, vocês são os vencedores, porque conseguiram chegar na linha final. Parabéns para Turiaçu, pois o município é que ganha com mais conhecimento. É uma nova história na vida de vocês, espero que estejam preparados para os novos desafios. E eu só tenho a desejar sucesso, muito sucesso na caminhada de vocês. Parabéns para todos”.

“O Programa Ensinar faz o papel do exercício da cidadania ativa. Formandos, tudo que vocês passaram no processo de formação foi necessário para o crescimento e a maturidade profissional de cada um. E enfatizo que é necessário se atualizar sempre. Espero que vocês continuem buscando mais conhecimento, porque em todo momento temos coisas novas para aprender. Finalizo dizendo, a Educação é um fenômeno que tem que ser tratado com seriedade, não deixem a palavra educação ser chamada em vão, quando nós formos para sala de aula temos que ter consciência do nosso papel, ter respeito ao tempo, respeito às diferenças e respeito as individualidades de cada um”, disse a professora Goretti Cavalcante, Coordenadora Geral do Programa Ensinar.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos cursos que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo da graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico aos formandos: Jacielma Ferreira Cavalcante da Silva (Ciências Biológicas); Bruno Kennedy Magalhães Laranjeira (Ciências Sociais); Klécia Cristina Pedreira (História) e José Orlando Lisboa Cardoso (Matemática).

Por: Karla Almeida

Fotos: Wanessa Dias