Uema participa da Cerimônia de Diplomação de Mestres e Doutores da FAPEMA

Por em 14 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), esteve presente na manhã desta terça-feira (14), na Cerimônia de Diplomação de Mestres e Doutores Bolsistas FAPEMA. Foram homenageados aqueles que concluíram a pós-graduação ao longo deste ano com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão.

Os homenageados são pós-graduados de diversas instituições de ensino superior do Maranhão, entre eles, diversos novos mestres e doutores da Universidade Estadual do Maranhão. O objetivo é destacar esses profissionais ela conquista em suas formações e reforçar a importância do incentivo e apoio à pesquisa científica.

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Walter Canales, presente na mesa de honra, ressaltou a importância do incentivo à pesquisa científica como retorno transformador da educação no desenvolvimento do Maranhão, onde também salientou que, investir mestres e doutores é investir no futuro do estado.

“É uma honra estar presente nesta cerimônia onde a gente diploma com mérito alunos que recebem o incentivo exclusivamente para transformar todo o seu trabalho de pesquisa em desenvolvimento para o estado do Maranhão. Aqui vemos o desenvolvimento acontecendo, nós vemos essas transformações que capacitam mentes brilhantes em prol do desenvolvimento social. É relevante que reconheçamos todo um trabalho feito ao longo de 2 ou 4 anos, conforme há uma dissertação de mestrado de doutorado. Onde o pesquisador, juntamente com o seu orientador, se empenham diuturnamente e produzem algo que é relevante para o estado do Maranhão, aprimoramento das áreas de conhecimento e ter esse trabalho reconhecido, sim, e importante para que ele se sinta mais motivado a se debruçar nos caminhos da pesquisa para poder trazer vários benefícios ao próprio desenvolvimento do nosso estado da pesquisa em sua totalidade.”, enfatiza o reitor da Uema.

Para a mestra em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Uema, Bruna Feitosa Serra de Araújo, que foi oradora no evento representando os novos mestres e doutores, enfatiza a honra que é ser pesquisadora. “Fico muito honrada em representar essa seleta turma de pós-graduados. Para nós, bolsistas, é a oportunidade para avançarmos nas nossas pesquisas, que costumo dizer é a atividade nuclear da ciência. E a bolsa da Fapema nos permite atuar extra muros da universidade e concretizar estes trabalhos que refletem para a sociedade maranhense. Sou muito agradecida à fundação”, comenta.

Os homenageados são pós-graduados que receberam apoio do Governo do Estado, por meio de bolsas da Fapema. O objetivo é destacar estas pessoas pela conquista em suas formações e ressaltar o compromisso da gestão estadual com o avanço educacional, ofertando oportunidades de desenvolvimento do ensino superior no Maranhão.

Para quem será condecorado, o momento é considerado especial e representativo. As dissertações de mestrado e teses de doutorado abrangem diversas áreas, como, biotecnologia, ciência animal, biodiversidade, geografia, agroecologia, agricultura, meio ambiente, saúde, química, educação física, história, filosofia, letras, direito, comunicação, design, engenharia de materiais, tecnologia e odontologia-odontopediatria, refletindo a diversidade e riqueza do conhecimento gerado no Maranhão.

O secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que representou o governador Carlos Brandão no evento, saudou os novos mestres e doutores por suas conquistas. “Pela coragem e determinação de se aprofundar no conhecimento, pois, é por esse caminho que conseguimos acompanhar o dinamismo do desenvolvimento e manter viva a ciência no Maranhão e nesse sentido, o governador Carlos Brandão é um grande estimulador deste avanço, garantindo os devidos investimentos para impulso ao setor e para que tenhamos mais pesquisadores maranhenses conquistando espaços”.

“Esta solenidade é um testemunho tangível do comprometimento do governo estadual com a promoção da educação avançada e da pesquisa científica no estado. Trajetórias moldadas por muita dedicação e pesquisa intensiva, agora se concretizam com a especialização em suas respectivas áreas. O apoio da Fapema não apenas possibilitou o acesso a oportunidades educacionais, mas também impulsionará áreas de grande impacto social no Maranhão, como saúde, produção agrícola e educação”, frisou o presidente da Fapema, Nordman Wall.

Por: Ascom/Uema

Fotos: Rafael Carvalho