Uema realiza outorga de grau da primeira turma do Programa Ensinar – Polo Santa Luzia

Por em 9 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou na noite desta quarta-feira (08), a cerimônia de outorga de grau dos concludentes do Programa Ensinar dos Cursos de Ciências Sociais Licenciatura, Geografia Licenciatura e Pedagogia Licenciatura do Polo Santa Luzia.

A outorga foi concedida aos 64 formandos dos cursos de Ciências Sociais Licenciatura, Geografia Licenciatura e Pedagogia Licenciatura. Para compor a mesa, as professoras Maria Goretti Carvalho, Coordenadora Geral do Programa Ensinar, e a professora Maria de Fátima Fernandes, Coordenadora do Polo Ensinar de Santa Luzia estiveram presentes, assim como o Secretário Municipal de Educação de Santa Luzia, Sr. Antonio da Silva, o Pastor Josimar Lima Silva da Assembleia de Deus, e o Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, o Sr. Wellinton França, representando a Prefeita de Santa Luzia, Francilne Paixão, também estiveram presentes compondo a mesa.

Para a concludente Danielle de Oliveira da Silva Almeida, foi a oradora oficial dos concludentes, e em seu discurso, destacou a que mesmo às dificuldades geradas pelo período pandêmico, a educação segue sendo um pilar importante para a sociedade.

“Quando demos início ao curso, lá em 2018, não sabíamos da metade das coisas que iriamos passar. Imaginávamos que nossa maior dificuldade seria as provas, os trabalhos, os seminários e o temido TCC. Com a chegada da pandemia, percebemos estarmos lidando com coisas pequenas em relação à dificuldade e a dor que foi passar por esse período, onde perdemos partes do nosso coração, coração este levado com aqueles que amávamos durante o período pandêmico. Perder parentes queridos que sonhavam com esse momento aqui, que sonhavam com essa noite em especial, pois, esse sonho nunca foi só nosso, mas sim de nossas famílias, amigos, e companheiros de turma. Ver todos vocês aqui, meus colegas de turma, e suas famílias me faz lembrar o quanto somos guerreiros e vencedores, obrigada a Universidade Estadual do Maranhão por ter nos dado a oportunidade de fazer parte do grupo de pessoas que vê a educação como um dos pilares fortes de uma sociedade bem sucedida, sim, nós temos orgulho de ser Uema! E tenho o prazer em dizer que a vista desse lado, vale muito a pena!”, destaca a concludente.

Para a professora Maria de Fátima Fernandes, Coordenadora do Programa Ensinar Polo Santa Luzia, o programa fortalece a educação básica nos municípios e promove os indicadores sociais.

“O Programa Ensinar — Formação de Professores da Uema, iniciou no território luziense em setembro e 2018, com três turmas dos cursos de Ciências Sociais, Geografia e Pedagogia, objetivando formar professores para o exercício da docência na Educação Básica, a partir de conhecimentos específicos interdisciplinares e pedagógicos, de conceitos e princípios desenvolvidos na construção e apropriação de valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento em um diálogo constante entre diferentes versões do mundo. Outro fator preponderante diz respeito a missão estabelecida para tão valoroso Programa, que consiste em fortalecer a política de formação docente, atendendo às demandas da Educação Básica, contribuindo assim, para a melhoria dos indicadores sociais e educacionais do Estado do Maranhão”, enfatiza a professora Maria de Fátima.

“Nesse momento áureo que constitui esta página, há a Universidade Estadual do Maranhão, com mais de quatro décadas de existência, e anos de muita escrita de páginas de uma história de lutas e de fervor pela Ciência e Ciência para a Vida. Há esta casa de formação profissional ao nível superior, e nela há o Programa Ensinar Formação de Professores. Caríssimas e caríssimos formandos, chegar até aqui traz a sensação de perseguir a história do conhecimento trazida pela lembrança. Talvez o mistério dos livros, dos prédios, da ambiência, onde sempre nos falta algo que nos satisfaça para entendê-los. Mas, não pensem que estarão livres da busca incessante, apesar de percebermos às vezes que nem sabemos o que tanto buscamos. Sem dúvida, chegar à escrita desta página da Outorga de Grau não ocorreu na solidão da ilha, mas, do desembarque de muitos na paisagem que contornou uma passagem. O extraordinário gerado pela sabedoria da escrita de uma página, espaço próprio, local de passagem. Concluo dizendo que nunca desembarcarão sozinhas e sozinhos nas suas páginas de histórias ao longo da caminhada, pois estarão acompanhados de pessoas que puderam fazer cada momento, seja feliz ou triste, algo sincero, assim como esta noite tão especial”, comenta a professora Maria Goretti Carvalho, Coordenadora Geral do Programa Ensinar.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Wanessa Dias