Uema realiza outorga de grau para concludentes do Programa Ensinar Polo Arari


Por em 13 de novembro de 2023



                                                               

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou na noite desta última sexta-feira (10), a cerimônia de outorga de grau dos concludentes do Programa Ensinar dos Cursos de História Licenciatura, Matemática Licenciatura e Química Licenciatura do Polo Ensinar de Arari. 

A outorga foi concedida aos 59 concludentes do Polo Arari. Para compor a mesa, a professora Maria Goretti Carvalho, Coordenadora Geral do Programa Ensinar, o professor Raimundo de Oliveira Rocha Filho, Coordenador do Polo Ensinar em Arari, o Prefeito de Arari, Sr. Rui Fernandes Ribeiro Filho e o Presidente da Câmara Municipal de Arari, o Sr. Benedito de Jesus Abas Filho, estiveram presentes na solenidade. 

Para o concludente José Alexsandro Mendes Colins, do Curso de Matemática, escolhida para ser a oradora oficial da cerimônia, representando todos os estudantes, lembrou dos primeiros dias e aula e da alegria de receber o resultado do vestibular. 

                                                                           

“Hoje, 10 de novembro de 2023 é um dia para ser celebrado, pois estamos concretizando um sonho que se iniciou em julho de 2018, quando prestamos vestibular na esperança de estudar na Universidade Estadual do Maranhão, que é uma Universidade muito conceituada. O dia de nossa aprovação no vestibular foi um dos dias mais emocionantes da nossa vida. A nossa 1ª aula ocorreu no dia 22 de setembro de 2018, e logo de cara, pude perceber que as turmas de Matemática, História e Química são turmas de pessoas inteligentes e especiais. Muitos foram os desafios, dificuldades e obstáculos que enfrentamos durante o nosso curso, porém com fé em Deus, coragem, perseverança, união, empatia e muito esforço conseguimos vencer. Fomos habilitados a sermos bons profissionais e estamos preparados para enfrentar futuros desafios e vencê-los, pois como afirmou Nelson Mandela, ‘A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo’, afirmou.

Ao final de uma semana de colações de grau, a Coordenadora do Programa Ensinar, professora Maria Goretti Carvalho, enfatizou a importância do programa em municípios onde existe a necessidade de cada vez mais profissionais para atuar na área da Educação Básica. 

                                                                               

“Ensinar é um programa institucional da Universidade Estadual do Maranhão voltado para a formação de professores, para a educação básica. Estamos muito felizes entregando esses novos profissionais, aumentando o quantitativo de professores nos municípios maranhenses. Toda a vivência que cada um de vocês passou faz parte da história de cada um de vocês, que fez com que vocês construíssem uma morada de conhecimento aqui na Universidade Estadual do Maranhão. Não foram poucas as dificuldades enfrentadas por cada um de vocês, tivemos o período pandêmico que infelizmente acabou deixando a caminhada ainda mais complicada, mas vocês venceram cada um desses obstáculos para estar aqui hoje, vocês conseguiram, vocês são guerreiros”, enfatizou a professora Maria Goretti. 

Para o professor Raimundo de Oliveira Rocha Filho, Coordenador do Polo Ensinar Arari, a presença do programa em municípios como Arari, contribui para o fortalecimento da formação de professores para o ensino básico.

“Ensinar é um programa que visa fortalecer a formação de professores para o ensino básico, contribuindo assim, para a melhoria dos indicadores sociais e educacionais do Estado do Maranhão, portanto, estar com um programa como esse, de uma instituição como a Universidade Estadual do Maranhão, é um enorme ganho para o município de Arari”, comenta. 

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Wanessa Dias



Últimas Postagens