Uema realiza outorga de grau para concludentes do Programa Ensinar Polo Vitória do Mearim

Por em 10 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou na noite desta quinta-feira (09), a cerimônia de outorga de grau dos concludentes do Programa Ensinar dos Cursos de Física Licenciatura, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas e Matemática Licenciatura do Polo Ensinar Vitória do Mearim.

A outorga foi concedida aos 51 concludentes do Polo Vitória do Mearim. Para compor a mesa, a professora Maria Goretti Carvalho, Coordenadora Geral do Programa Ensinar, o professor José de Ribamar de Matos Filho, Coordenador do Polo Ensinar Vitória do Mearim, o Prefeito do município de Vitória do Mearim, Sr. Raimundo Nonato Everton Silva e também o Secretário Municipal de Educação, Sr. Raimundo Teixeira Franco estiveram presentes na solenidade.

Para o concludente Pedro Rogério Muniz Silva, do Curso de Física Licenciatura, destaca a importância de levar toda a vivência acadêmica como boas lembranças para a vida.

“Apesar de ser muito difícil resumir nosso percurso como estudantes em apenas três laudas, acredito que falo por todos os meus colegas quando digo que levaremos em nossos corações, todos os momentos que vivemos juntos, desde o instante em que pisamos no polo Uema pela primeira vez. Como o primeiro dia de aula, os reconfortantes horários de almoço, os estágios, as aulas experimentais, os inesquecíveis cálculos, as tardes de seminários, os trabalhos e apresentações que nos faziam correr, as manhãs calmas de domingo que nos faziam lembrar que um breve descanso estava próximo, entre muitos outros momentos que nos fazem saber como é ser estudante da Uema. Hoje nos despedimos desta instituição que deu a nós alunos, asas para que pudéssemos voar como profissionais e seres humanos. Levaremos uma boa recordação e saudade no peito. E quem sabe, no futuro, as portas ainda estejam abertas e então, retornaremos, como alunos ou talvez, como professores, para transmitir aquilo que nos foi dado um dia, o gosto pela busca do conhecimento”, destaca.

“Hoje, estamos reunidos para celebrar não apenas a conclusão de um ciclo, mas, o início de uma jornada repleta de possibilidades e realizações. Este é um dia de celebração, de reconhecimento e de profundo orgulho. É o dia de vocês, alunos, se transformarem em graduandos, e eu, como coordenador deste polo, sinto-me privilegiado por estar aqui para testemunhar esse momento memorável. O Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão, tem sido um farol de conhecimento e um caminho para o desenvolvimento de mentes brilhantes que temos em nossa comunidade acadêmica. Os cursos de Matemática, Física e Letras são áreas do conhecimento que, apesar de tão distintas, compartilham o compromisso com a busca incansável do conhecimento, da compreensão e da expressão. Hoje olhando para cada um de vocês, posso afirmar que esse compromisso foi plenamente cumprido”, enfatiza o Coordenador do Polo Ensinar Vitória do Mearim, o professor José de Ribamar de Matos Filho.

Em seu discurso, a Coordenadora Geral do Programa Ensinar, professora Maria Goretti Carvalho, destaca a importância do apoio da família e dos amigos dos concludentes durante a jornada acadêmica.

“Este é um momento de êxtase. Agradeço a Deus por sua infinita bondade, pelas alegrias e realizações, com as quais todas e todos escreveram as suas próprias histórias pelos caminhos que assim escolheram. Eque prazer em dizer que o caminho de sucesso de cada um de vocês passa pela Universidade Estadual do Maranhão. Certamente, encontrarão nas suas lembranças o começo de uma história que aprenderam a tecer nos fios de paciência, trabalhos acadêmicos, seminários, provas, atividades e o tão temido TCC, mas sabemos que estar acompanhado e poder contar com o apoio de família e amigos, além dos seus mestres, foi de estrema importância para que hoje vocês pudessem estar recebendo com orgulho a outorga de grau, onde vocês entram aqui como alunos, e saem como profissionais”, enfatiza a professora.

Durante a solenidade, houve uma quebra de protocolo que tornou a cerimônia mais especial, não apenas para os demais presentes, mas, em especial, para a concludente Raynara Souza Viegas, do Curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas, que ao final da cerimônia, foi pedida em casamento pelo agora, noivo, o estudante do 9º período do Curso de Física Licenciatura do Programa Uema Ensinar, Sávio Rangel Chaves de Souza. Segundo Sávio, realizar o pedido, no que pelas palavras da noiva, é o “dia mais feliz da minha vida, e da vida da minha família”, será encerrar a noite com chave de ouro, tornando a cerimônia ainda mais especial com a realização de mais um sonho.

“Hoje é o dia mais feliz da vida dela, ela mesmo me confessou isso. Queria poder fazer com que a noite fosse ainda mais inesquecível, tendo em vista da pessoa incrível que ela é, das dificuldades que ela e a família dela passou para que ela pudesse chegar até aqui realizando o sonho que não é só dela, mas de toda a família. Ela é a primeira da família a terminar o ensino superior, eu admiro muito ela, tenho muito orgulho dela, da mulher que ela é, e queria poder deixar a cerimônia ainda mais especial”, diz Sávio.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Wanessa Dias