Uema realiza primeira consulta pública sobre a “Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru”

Por em 28 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo Geoambiental da Uema (NUGEO), em convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), realizou na manhã desta segunda-feira (27), a primeira consulta pública nos municípios das regiões hidrogeográficas do Rio Itapecuru sobre a “Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru”.

O município escolhido para iniciar os trabalhos de diálogo com a sociedade civil foi Colinas, situado na região hidrogeográfica do alto curso do Rio Itapecuru, que contou com a presença de cerca de 140 pessoas não apenas de Colinas, mas também, de municípios vizinhos, como Jatobá, Fortuna, Buriti Bravo e Mirador.

O encontro é fundamental considerando a necessidade de participação popular na construção de instrumentos de planejamento territorial, considerando a viabilidade de divulgação de resultados técnico-científicos referentes à “Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru”, conforme preconizado pela Lei Federal n.º 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos.

“Fortalecemos muito a relação da Universidade Estadual do Maranhão na região para um bem comum, relacionado diretamente ao plano de recursos hídricos da Bacia do Itapecuru, e esse plano ele é o principal documento de planejamento e ordenamento do território que uma bacia hidrográfica precisa ter para que ela seja gerenciada tanto pelo setor público quanto pela iniciativa privada, para poder ser um instrumento, ser um catalisador de projetos, pesquisas, mas também, de gestão efetiva desse território chamado Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru. Isso no intervalo de até uma década. Então, é uma peça estratégia e fundamental que a Universidade Estadual do Maranhão, através desse convênio com a Codevasf apresenta a sociedade maranhense”, comenta o coordenador do convênio, o Prof. Dr. Luiz Jorge Dias.

A consulta contou com a presença de não apenas sociedade civil, mas também, de representantes do IEMA, SEDUC estadual e municipal, ONG´s, SEMA, e membros do Poder Legislativo do município de Colinas, como o vereador Walterly Muniz, conhecido por pautar questões ambientais, e envolvem diretamente o Rio Itapecuru.

“Foi uma manhã muito proveitosa, rica em conhecimento. Vimos como é importante e de grande responsabilidade proteger e preservar o Rio Itapecuru e seus afluentes, logo esse tipo de ação, que gostaríamos de alguma forma, se possível, expandir em toda a cidade, em toda a região, para sempre reafirmar ao poder público a importância que o Rio Itapecuru exerce aqui no município e Colinas e adjacências. Gostaria de agradecer a Uema e a Codevasf por essa iniciativa de nos convidar para conhecer ainda mais sobre a importância das nossas riquezas e também, por proporcionar uma manhã de grandes esclarecimentos”, comenta o vereador.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Luís Paulo