Uema recebe visita da Superintendência Federal de Agricultura para futuras parcerias


Por em 14 de novembro de 2023



                       

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), recebeu na tarde desta terça-feira (14), a visita de representantes da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento nos Estados, formada pelo Superintendente Wellington Reis Sousa, juntamente com sua equipe técnica de assessores e coordenadores. 

O encontro foi marcado com o intuito de se discutir parcerias entre as duas instituições, utilizando da expertise de alunos e professores da universidade de cursos como Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Biologia, Geografia, entre outros.

                       

“Essas parcerias vão de encontro com tudo o que a Universidade acredita, essa cooperação entre a Universidade e outras instituições públicas nos faz ver o hoje, que para muitos é apenas uma visita de primeiras impressões, como um embrião de uma colaboração extremamente positiva para as duas instituições e posteriormente para o desenvolvimento social”, comenta o reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Caneles. 

“Viemos até aqui exatamente para conhecer mais da Uema, nós viemos até aqui com o intuito de conseguir algo, mas esperamos nos surpreender com o que se é produzido nos portões da universidade, para podermos com essa futura parceria, levar desenvolvimento para fora dos limites da Uema, e assim desenvolver o ramo em que trabalhamos na Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão”, comenta Wellington Reis Sousa. 

                       

“Hoje os mapas mais atualizados de São Luís estão aqui na Uema, tudo de mais atualizado é possível encontrar na Uema. Venho dizendo isso em outras reuniões e em outras oportunidades, mas, nós temos hoje um projeto que inauguramos coma Bacia do Itapecuru em um acordo de cooperação com a CODEVASF, onde monitoraremos a Bacia do Itapecuru em tempo real. Instalaremos sensores, teremos sala de situação, onde a qualquer normalidade ou anormalidade a Uema será a responsável por saber e divulgar, isso significa e mostra a potência e importância que a Uema tem como pesquisa, ensino e extensão. Entramos além do que nos é solicitado porque tudo que é trabalhado aqui é para o Maranhão, é para os nossos professores, para nossos alunos, para que isso seja útil para a sociedade civil”, comenta o Vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Paulo Catunda. 

Superintendência Federal de Agricultura — SFA/MA

As Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento nos Estados são unidades descentralizadas, diretamente subordinadas à Secretaria-Executiva e a elas competem, consoante orientações técnicas e administrativas dos Órgãos Específicos Singulares e Setoriais, executar atividades e ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As Superintendências Federais têm jurisdição no âmbito de cada Estado da Federação e do Distrito Federal, podendo haver alteração desse limite, no interesse comum, para a execução das atividades de defesa agropecuária e de apoio à produção e à comercialização agropecuária, à infraestrutura rural, bem como ao cooperativismo e ao associativismo rural, mediante ato do Ministro de Estado.

Por: Ascom/Uema, com informações do Gov.br

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens