Uema recebe vista da Equatorial Energia para alinhamento de futuras parcerias

Por em 22 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), recebeu na tarde desta terça-feira (21), a visita da equipe técnica da Equatorial Energia, formada pelo presidente Marlon Marques Aguiar e suplente José Amaro Nogueira, ambos da Representação da Classe Rural da Equatorial Maranhão, e da Analista de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão, Jeane Pires.

Os representantes foram recebidos pelo vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Paulo Catunda, pela Superintendente de Gestão Ambiental da Uema, Prof.ª Andrea Azevedo, pela Pró-reitora de Infraestrutura da Uema, Prof.ª Maria Teresinha de Medeiros e pelo Diretor da Agência Marandu, Prof. Roberto Serra.

Durante o encontro, foram discutidos assuntos referentes a eficiência energética do Campus Paulo VI, como possíveis implantações de placas solares de captação de energia limpa, e também, parcerias para a utilização de energia limpa, nas áreas de inovação, meio ambiente e social.

“Temos muito a contribuir! No Campus Paulo VI, o que temos é uma verdadeira cidade, que funciona de maneira única e que teremos o prazer em estudar cada vez mais maneiras de inserir projetos e iniciativas da Equatorial Energia aqui na Universidade Estadual do Maranhão”, comenta o presidente Marlon Marques.

“Pessoalmente, carrego uma história singular com a Uema, portando, para mim, esse encontro não se trata apenas de uma visita para alinhamento de futuras parcerias, mas sim, como uma pessoa que já trabalhou na Uema, como integrante do Núcleo de Geoprocessamento (Nugeo), mas também, como aluno, sou acadêmico do 3º período de Filosofia Licenciatura pelo vestibular destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o Uema 60+. Portanto, esta conversa de alinhamento de demandas mostra o quanto a Uema consegue estar presente em diversas esferas da sociedade, para onde quer que a pessoa vá”, comenta o suplente José Amaro Nogueira.

“Costumo dizer sempre que tenho a oportunidade de expor que a Universidade Estadual do Maranhão é um redutor da desigualdade. Temos entre os nossos discentes, a maioria oriunda de escolas públicas, ou seja, de pessoas que vem de uma realidade na qual encontrará na Universidade a chance de entrar em contato com tecnologias que talvez aquele aluno nunca imaginou que ou pudesse existir e que ele poderia ter acesso, e aqui ele tem. O que buscamos com essa parceria, é a possibilidade de fazer cada vez mais, seja com a implantação de Hubs de Inovação e Tecnologia, ou com Placas Solares espalhadas pelo Campus”, afirma o vice-reitor da Uema, Prof. Dr. Paulo Catunda.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho