Acadêmicas de Pedagogia do Campus Barra do Corda transformam realidades através da Educação na Unidade Prisional

Por em 12 de dezembro de 2023

Acadêmicas do curso de Pedagogia Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Barra do Corda, realizaram uma pesquisa transformadora na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) da cidade. Sob a orientação da Professora Rayannie Mendes, as acadêmicas Marcela Barbosa, Raineide Mota e Rozangela Fernandes desenvolveram o projeto de intervenção intitulado “A Educação de Jovens e Adultos na Unidade Prisional de Ressocialização – UPR de Barra do Corda: o uso da leitura e escrita com sentido no processo de ressocialização dos educandos privados de liberdade”.

O objetivo central da pesquisa foi explorar o processo de leitura e escrita com o intuito de contribuir para a ressocialização dos educandos privados de liberdade na UPR de Barra do Corda. A iniciativa visava não apenas promover a alfabetização, mas também proporcionar uma experiência educacional significativa para os detentos.

Como resultado da intervenção, os próprios educandos privados de liberdade produziram uma coletânea de poemas intitulada “ENTRE GRADES E ESTROFES: poesias no Universo Carcerário”. O livro é uma obra única, composta por estrofes que refletem as experiências, sentimentos e perspectivas dos detentos. A coletânea é um testemunho poderoso da capacidade transformadora da educação mesmo em ambientes desafiadores.

O diretor do Campus Barra do Corda, Marlisson da Silva Barroso compartilhou a iniciativa dos detentos e enfatizou a importância de dar visibilidade à expressão artística que surgiu dentro da UPR. O livro é uma forma de empoderar os educandos, proporcionando-lhes não apenas uma voz, mas também uma oportunidade de compartilhar suas histórias de superação.

Este projeto não apenas destaca a importância da educação nas prisões, mas também ressalta a resiliência e criatividade dos detentos, que transformaram suas experiências e aprendizados em uma obra literária única.

A Uema Barra do Corda parabeniza as acadêmicas e todos os envolvidos no projeto pela contribuição significativa para a ressocialização e inclusão por meio da educação. A universidade reforça seu compromisso com iniciativas que promovem a transformação social e a construção de um ambiente mais justo e igualitário.

Por: Karla Almeida