Acadêmicos de Letras do Campus Caxias visitam exposição referente à vida de Gonçalves Dias

Por em 14 de dezembro de 2023

Na terça-feira, 12 de dezembro, acadêmicos do 3º período do Curso de Letras do Campus Caxias visitaram a exposição “O Poeta e a Cidade” que mostra a trajetória do poeta caxiense Antônio Gonçalves Dias. Ela está ocorrendo na biblioteca da Unifacema, no centro da cidade.

A atividade fez parte da disciplina Filologia, ministrada pela professora Erlinda Bittencourt. Os alunos foram recebidos pela Profa. Dra. em História Maria Bertolina Costa. Ela citou para os alunos relações entre a vida do poeta e o momento histórico que o Brasil vivia.

Filologia é o estudo rigoroso do desenvolvimento de uma língua ou de famílias de línguas baseado em documentos escritos antigos nessas línguas.

A professora Erlinda Bittencourt falou: “Este é um momento bastante significativo para os alunos do 3º período. Estabelecemos uma parceria com a Unifacema, que está fazendo uma exposição bastante contextualizada, que comemora não somente o bicentenário da cidade de Caxias como também o bicentenário de Gonçalves Dias. Aqui estão documentos raros, fontes primárias a que os alunos têm acesso. Também foi passada para nós toda uma história através das imagens, da arte visual de David Sousa, que mostra internamente os prédios e outras construções de Caxias. Um trabalho rico, com muitas informações. A vida acadêmica de Gonçalves Dias também está aqui, com a matrícula dele na universidade em Portugal, e o seu diploma”, explicou.

Além de fotografias feitas por David Sousa, fazem parte da exposição trabalhos do artista Sidny Brito, que elaborou histórias em quadrinhos com personagens que retratam a história e obra de Gonçalves Dias. Outro colaborador é o arquiteto Ezíquio Barros, que se voltou para os estilos arquitetônicos, tipos de construção e época em que surgiram.

A professora Maria Bertolina, que guiou os alunos, se pronunciou: “Montamos essa exposição com o objetivo de fazer uma homenagem aos 200 anos do nascimento de Gonçalves Dias e 200 anos da independência de Caxias. São dois marcos históricos na cidade e essa instituição de ensino presta essa homenagem a partir dessa exposição fotográfica e documental. Temos documentos manuscritos que estão hoje na Universidade de Coimbra sobre a vida acadêmica de Gonçalves Dias. São diversas informações sobre esses dois momentos. Estamos felizes em receber hoje os alunos da UEMA, e essa parceria é muito importante. Esperamos ter outras.” finalizou.

As visitas à exposição são feitas de segunda a sexta, das 14hs às 18hs. O encerramento será dia 22 de dezembro.

Por: Emanuel Pereira