Atenção ao prazo da 1ª etapa do Selo Boas Práticas Sustentáveis na Uema: 29 de dezembro

Por em 14 de dezembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está em processo de reconhecimento e premiação das boas práticas sustentáveis no Campus São Luís, Centro Histórico e Campi, por meio do Selo Boas Práticas Sustentáveis, edição 2023. Com a iniciativa, a instituição busca destacar e reconhecer o empenho dos gestores, servidores, docentes e discentes na promoção de ações sustentáveis, visando o desenvolvimento de práticas que contribuam para um ambiente mais saudável e equilibrado.

A Superintendência de Gestão Ambiental (AGA) é responsável por coordenar o processo de premiação do Selo Boas Práticas Sustentáveis na Uema. A premiação está prevista para ocorrer durante o evento da SEMEIA 2024, consolidando o compromisso da universidade com a promoção de práticas sustentáveis em suas instalações e atividades.

A ação da UEMA está alinhada com a legislação brasileira de educação ambiental, estabelecida pela Lei N.º 9.975, e também integra as metas da AGENDA 2030 para o desenvolvimento sustentável mundial. O Selo Boas Práticas Sustentáveis contribui diretamente para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e ODS 12 – Consumo e produção responsável.

Além disso, o processo de premiação está correlacionado com diversas categorias do GreenMetric, uma iniciativa global que avalia e classifica o desempenho sustentável de instituições de ensino superior. As categorias incluem Education (ED), Setting and infrastructure (SI), Energy and climate change (EC), Waster (WS), e Water (WR).

A comunidade acadêmica, gestores, servidores e estudantes estão convidados a participar ativamente deste processo, submetendo suas práticas sustentáveis até o prazo final da 1ª etapa, que encerra em 29 de dezembro. Essa é uma oportunidade para todos contribuírem para a construção de um ambiente acadêmico mais sustentável e alinhado com as demandas globais de preservação do meio ambiente.

Para ter acesso ao edital, acesse: https://www.aga.uema.br/wp-content/uploads/2017/11/Edital-2023-1.pdf.

Participe ativamente do Selo Boas Práticas Sustentáveis da Uema e faça parte dessa iniciativa em prol de um futuro mais sustentável e consciente!

Por: Karla Almeida