CAPES e universidades do Maranhão debatem EaD

Por em 12 de dezembro de 2023

A CAPES tratou de questões da Educação a Distância (EaD) com as Universidades Estadual e Federal do Maranhão (Uema e UFMA) nesta semana. Na quarta-feira, 6 de dezembro, a Fundação recebeu 28 planos de combate à evasão de polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O material foi entregue durante o encontro de coordenadores de mais de 50 municípios, ocorrido na Uema. Na quinta-feira, dia 7, a instituição celebrou 25 anos da oferta de cursos EaD. No mesmo dia, a UFMA recebeu a Agência para uma reunião onde o assunto foi discutido.

Coordenadores de polos de apoio presencial da UAB em cidades como Codó, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Imperatriz e Pedreiras listaram estratégias para garantir a assiduidade dos estudantes. Dentre elas constam, por exemplo, a manutenção de estrutura física e internet de qualidade, o monitoramento da frequência e o aproveitamento dos alunos, além do oferecimento de oficinas de formatação de trabalhos acadêmicos e a elaboração de programas de reoferta de disciplinas.

A Uema é referência em EaD e oferta cursos em parceria com a CAPES. Segundo Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da Fundação, a instituição tem interiorizado o ensino superior no Maranhão. “São mais de 200 municípios que hoje recebem uma educação pública de qualidade, com inclusão, democratização e equidade”, disse. No evento de comemoração dos 25 anos da oferta da modalidade, ex-alunos da Uema relataram os desafios que enfrentaram para acessar o ensino superior, o que só foi possível pela EaD. “O que percebi nos relatos é que vários foram bem-sucedidos em concursos públicos e ingressaram na pós-graduação stricto sensu”, observou a gestora.

A necessidade de se formular bem a oferta de cursos EaD foi enfatizada por Walter Canales, reitor da Uema. O gestor se diz a favor da educação a distância, mas “contra a EaD sem qualidade” e destacou que a experiência da Universidade vai no sentido de providenciar uma formação, de fato, para pessoas que vivem em locais sem acesso ao ensino superior presencial.

Na UFMA, Suzana Gomes e Fernando Carvalho, reitor da instituição, discutiram a oferta de novos cursos vinculados a Programas Profissionais para Professores da Educação Básica (Prof/Proeb) e para o Edital nº 25/2023, da Universidade Aberta do Brasil. Carvalho, aliás, destacou a importância do Sistema UAB para assegurar uma “educação a distância calcada na qualidade”. A diretora ainda visitou o Núcleo Avançado de Empreendedorismo, da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), onde a equipe apresentou as dependências para apoio e fomento a empresas juniores e startups ligadas à Universidade.

Sobre a Universidade Aberta do Brasil
Criado em 2006, o Sistema UAB é integrado por 140 instituições públicas de ensino superior e 970 polos (unidades de ensino) localizados em 850 municípios e distribuídos por todas as regiões e estados do Brasil. Os polos são mantidos em parceria com municípios, estados e instituições. Em 17 anos de existência, a UAB já formou 221.178 alunos, sendo 107.743 em cursos de licenciatura. Atualmente, 103.840 alunos encontram-se ativos, sendo 69.873 em cursos de licenciatura, 8.684 em bacharelados, 1.917 em cursos de tecnólogos e 23.366 em especializações lato sensu.

Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior