Egresso da Uema se destaca ao ser aprovado em quatro programas de mestrado no Maranhão e Piauí

Por em 13 de dezembro de 2023

José Mateus de Almeida Costa, egresso do curso de Enfermagem Bacharelado da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Grajaú, alcançou um feito notável ao ser aprovado em quatro programas de mestrado, destacando-se em diversas áreas da saúde e contribuindo para o fortalecimento da pesquisa científica na região.

A trajetória acadêmica de José Mateus teve início durante a graduação, momento em que suas atividades foram direcionadas para um objetivo: ingressar ativamente na vida acadêmica. Esse esforço resultou em sua aprovação, antes mesmo de terminar o curso, ainda em 2022, no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conquistando o 2º lugar na linha de pesquisa Tecnologia em Saúde.

Contudo, ele percebeu que este não era o caminho de pesquisa que gostaria de seguir, então resolveu dedicar-se a participar de outras seleções em programas de pós-graduação em outro estado, que possibilitasse pesquisar algo inovador. Em 2023, José Mateus alcançou três novas aprovações, consolidando sua posição como um pesquisador promissor:

1. PPG Saúde e Comunidade – Universidade Federal do Piauí (UFPI)
    • Linha de Pesquisa: Análise de Situação de Saúde
    • Colocação: 2º Lugar
  2. PPG Ciência e Saúde – Universidade Federal do Piauí (UFPI)
    • Linha de Pesquisa: Métodos Diagnósticos e Análises das Condições de Saúde
    • Colocação: 2º Lugar
  3. PPG Enfermagem – Universidade Federal do Piauí (UFPI)
    • Linha de Pesquisa: Políticas e Práticas Socioeducativas em Enfermagem
    • Colocação: 8º Lugar

José Mateus expressou sua gratidão a Deus e a todas as pessoas que o apoiaram ao longo desse desafiador processo seletivo. Em seu depoimento, ele destacou: “Estou grato a Deus e ao apoio das inúmeras pessoas que me acompanharam neste processo. Não me vejo trabalhando com outra coisa senão com pesquisa”.

Essa conquista não apenas ilustra a excelência acadêmica de José Mateus, mas também ressalta a importância do apoio institucional e da dedicação pessoal na formação de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento científico e a melhoria da saúde em nossa sociedade.

Por: Karla Almeida