III SEP – Seminário de Estágio e Prática na Uema Campus Pedreiras: Encontro promove integração e discussões relevantes

Por em 22 de dezembro de 2023

O Campus Pedreiras da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi palco, entre os dias 13 e 15 de dezembro, do III SEP – Seminário de Estágio e Prática. O evento reuniu graduandos e professores dos cursos de Gestão Comercial, Letras e Matemática, além de participantes de outros campi da Uema. Ao todo, 178 inscritos participaram ativamente das atividades programadas, que incluíram mesas-redondas, palestras, minicursos, apresentação de pôsteres, comunicações orais presenciais e online, além de atrações culturais, como o “Coral João do Vale”.

A abertura do Seminário foi marcada por uma palestra online da professora Andréa Araújo do Carmo, que abordou o tema “Educação ambiental na escola”. Durante o evento, diversos assuntos foram discutidos, tais como “Gêneros textuais e ensino”, “Relações étnico-raciais” e “Educação e tecnologia”.

Uma iniciativa destacada do III SEP foi a preocupação ambiental, refletida na produção de materiais distribuídos aos participantes, visando a redução dos impactos ambientais e o reaproveitamento de materiais recicláveis, alinhando-se com as ODS/Uema. Nesse contexto, foi lançada a campanha “Evento com 0% de copos descartáveis. Use o seu copo!”, incentivando todos os participantes a utilizarem os copos recebidos durante o credenciamento.

A diretora do curso de Letras, professora Luciana Martins Arruda, destacou a importância do evento: “Eventos como esse nos permitem apresentar à comunidade acadêmica as atividades práticas que são desenvolvidas no Campus de Pedreiras e nos permitem conhecer novas práticas. O III SEP foi pensado por todos e para todos.”

O seminário não apenas proporcionou um ambiente enriquecedor para troca de experiências entre os participantes, mas também reforçou o compromisso da Uema com a sustentabilidade e a promoção de discussões relevantes para a formação acadêmica e cidadã dos envolvidos. O sucesso do III SEP evidencia a importância desses eventos para a consolidação da comunidade acadêmica e o fortalecimento dos laços entre os diversos cursos da instituição.

Por: Karla Almeida