Noite de Celebração: Uema realiza Confraternização Natalina no RU

Por em 14 de dezembro de 2023

Na noite de ontem (13), o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi palco de um momento especial, com a realização do Jantar de Confraternização Natalina da instituição. Professores e funcionários se reuniram para celebrar a época festiva em um ambiente de celebração.

A confraternização teve início com uma benção ecumênica, conduzida pelo Padre Paulo Henrique e pelo pastor Paulo Canavieira, representando congregações locais, momento que proporcionou um início reflexivo e harmonioso para a noite.

Em seguida, o Coral UNABI presenteou os participantes com uma apresentação especial, encantando a todos com músicas que ressoaram o espírito natalino, reforçando a importância da cultura e da expressão artística na comunidade acadêmica. A noite também contou com o sorteio de vários prêmios, gerando um clima de expectativa e alegria para os presentes.

Em um clima de festividade, o reitor da Uema, Walter Canales, dirigiu palavras de otimismo e reflexão, expressou seus votos de alegria e prosperidade, destacando a importância do espírito de união e afeto na comunidade acadêmica. “Quanto esse ano foi desafiador, quanto trabalhamos pela nossa Uema, mas é importante ter também esse afeto, carinho e proximidade de todos vocês. É muito importante a valorização do ser humano. Vamos deixar os desafios de 2023 para trás, vamos olhar agora para 2024, que com certeza será um ano melhor, e essa melhora tem que começar dentro de nós mesmos”, afirmou Walter Canales, ressaltando a importância de superar os desafios com positividade e resiliência.

O reitor enfatizou que o Natal representa não apenas um momento de alegria, mas também de reflexão e gratidão. “O Natal é esse espírito de alegria sem que nós nos esqueçamos das reflexões que temos que ter, de caridade, de gratidão que esse período nos dá. Que nós tenhamos mais saúde, mais paz e, principalmente, valorizando a vida. Um Feliz Natal e um excelente 2024”, concluiu Walter Canales.

O vice-reitor, Paulo Catunda, compartilhou suas expectativas para 2024, enfatizando a defesa e valorização da Uema. “A Uema é a casa de muita gente que trabalha aqui há muitos anos, a Uema contribui diariamente com o crescimento e desenvolvimento do Estado, claro que temos muito para melhorar, mas gostaria de pedir para cada um, união pela nossa Universidade, pois somos produtores de felicidade para o Maranhão, é aqui que a gente reduz a desigualdade social, que a gente oferece condições para as pessoas. Precisamos defender a nossa Universidade. Vamos ter carinho, vamos ter orgulho de ser Uema”, concluiu Paulo Catunda, convocando a comunidade acadêmica a unir esforços em prol da instituição.

A iniciativa da Uema em promover esse evento reforça o compromisso da instituição não apenas com a excelência acadêmica, mas também com o bem-estar e a integração de sua comunidade, fortalecendo os laços entre professores, funcionários e estudantes. O Jantar de Confraternização Natalina se destacou como um momento de união, marcando o encerramento do ano letivo com espírito festivo.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho