Reitor destaca avanços da Uema e presenteia José Sarney com obras literárias durante visita institucional

Por em 22 de dezembro de 2023

Na tarde dessa quinta-feira (21), o ex-presidente da República, José Sarney, recebeu em sua residência a equipe técnica da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O encontro teve como representantes da Uema o reitor Walter Canales, o vice-reitor Paulo Catunda e a Pró-Reitora de Graduação, Mônica Piccolo.

Durante a reunião, a equipe da Uema teve a oportunidade de apresentar os mais recentes projetos da universidade, destacando a importância do ex-presidente na fase inicial da instituição. O reitor Walter Canales ressaltou o papel decisivo de José Sarney na criação dos cursos que deram origem à Uema e na autorização para o seu funcionamento em 1987, por meio de decreto federal.

“Estivemos lá para compartilhar com o presidente Sarney o atual estágio da Universidade Estadual do Maranhão, destacando seu papel fundamental na autorização do funcionamento da universidade durante seu mandato presidencial. Apresentamos a ele a abrangência da Uema no estado do Maranhão, ressaltando a excelência de nossa pós-graduação e graduação”, enfatizou o reitor.

Além da pauta acadêmica, a visita teve um caráter festivo, com a equipe da Uema desejando felicitações de Natal e um próspero ano novo ao ex-presidente. Durante o encontro, foram entregues a José Sarney obras literárias publicadas pela editora da Uema como forma de reconhecimento e apreço.

“Fomos também presentear o ex-presidente com obras da editora Uema, e para nossa satisfação, recebemos um livro autografado como presente. A conversa foi extremamente agradável, permitindo ao presidente compartilhar conosco momentos importantes de sua trajetória política. Deixamos a residência de Sarney com um sentimento positivo, após a oportunidade enriquecedora de dialogar com um ícone da história nacional e política brasileira”, concluiu o reitor Canales.

A visita fortalece os laços entre a Uema e José Sarney, evidenciando o papel histórico da universidade na promoção do ensino e da cultura no estado do Maranhão.

Por: Karla Almeida