Roda de Conversa sobre preservação do Cerrado mobiliza comunidade acadêmica no Campus Balsas da Uema

Por em 11 de dezembro de 2023

No último dia 7, o auditório da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Balsas, foi palco de uma importante discussão sobre o meio ambiente, especialmente sobre o desmatamento do cerrado. A reunião, que contou com a presença da Secretária de Meio Ambiente do Município, Ana Lúcia Tourinho Bastos, e dois renomados palestrantes da Alemanha, proporcionou uma reflexão aprofundada sobre as consequências do desmatamento desordenado na região.

Os convidados internacionais, Peer Czriacks e Johannes Holz, trouxeram perspectivas únicas para o debate. Peer Czriacks, coordenador do setor internacional da Ação Ambiental da Alemanha, uma das maiores ONGs ambientalistas do país, é figura-chave em uma campanha frente ao Parlamento e à Comissão Europeia para proteger o cerrado. Ele ressaltou a importância das normas de importação que regulamentam as cadeias de produtos agrícolas na preservação do cerrado contra o desmatamento.

Johannes Holz, assessor no programa World Service da Agiamondo – Pessoal e Consultoria para Cooperação Internacional, complementou a discussão, fornecendo uma visão abrangente da situação socioambiental no sul do Maranhão, destacando os impactos presentes e futuros do desmatamento desordenado.

A plateia diversificada, composta por professores da Uema, alunos e docentes do 3º ano do ensino médio do CE Luíz Rego, além de estudantes de diversos cursos da Universidade, incluindo uma expressiva participação da turma de Agronomia, demonstrou grande interesse nas apresentações. Os estudantes levantaram questionamentos sobre o envolvimento das ONGs alemãs e a cadeia que conecta a produção de cereais em Balsas até sua chegada à Alemanha para ser utilizado como ração animal.

Ficou evidente a percepção dos alunos sobre a excessiva interferência humana no meio ambiente e a necessidade urgente de coordenação para reverter esse cenário. A Professora Dra. Solange Maria de França ressaltou a importância de um mapeamento detalhado do desmatamento para um acompanhamento mais eficaz dos danos ambientais no presente e no futuro.

Ao encerramento do evento, os palestrantes enfatizaram a necessidade de implementação efetiva de políticas que afetem estruturas econômicas, tecnológicas e ideologias básicas para garantir a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Expressaram gratidão pela participação de todos e presentearam o Campus Balsas com uma lembrança simbólica da paz. A roda de conversa, sem dúvida, contribuiu significativamente para a conscientização e mobilização da comunidade acadêmica em prol da preservação do cerrado.

Por: Karla Almeida