Uema e SEDEPE celebram assinatura de acordo de cooperação técnica que cria laboratório de práticas em Relações Internacionais

Por em 7 de dezembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do seu reitor, Prof. Dr. Walter Canales e demais representantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, realizou na tarde desta quarta-feira (06), a assinatura de um Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos para a criação de um Laboratório de práticas em Relações Internacionais. A celebração do acordo contou com a presença do Diretor do CCSA, Prof. Nicodemos e do Diretor do Curso de Relações Internacionais da Uema, Prof. Thiago Alisson, alunas do Curso de Relações Internacionais da Uema, além do Secretário de Estado da SEDEPE, o ex-governador do estado, José Reinaldo Tavares.

O termo de cooperação visa a produção de conhecimento e de tecnologias voltadas à prospecção de editais internacionais de fomento ao desenvolvimento econômico, à realização de negócios internacionais para entidades situadas no Maranhão e à ampliação da rede de relações do Governo do Estado com atores estrangeiros. A parceria visa institucionalizar, por meio de ocupação de espaço e integração na SEDEPE/MA, o Laboratório de Práticas em Relações Internacionais/LAPRI, como campo para atividades extensionistas, produção e transferências de tecnologias, práticas de inovação, voltados ao incremento curricular de discentes e potencialização da internacionalização no âmbito do setor público do estado do Maranhão.

“Relações Internacionais é um curso que precisa de inovação, e para nós poder estar assinando esse acordo de cooperação com um labora troio onde poderemos realizar projetos de extensão é algo maravilhoso. Com isso, temos ótimas notícias, tivemos uma procura altíssima pelo curso de RI na Uema, com 500 candidatos para 30 vagas por semestre, isso demostra que temos interesse de construir um futuro solido para o curso aqui no Maranhão”, comenta o Diretor do Curso de Relações Internacionais da Uema, Prof. Thiago Alisson.

Para o reitor, o acordo celebra o aperfeiçoamento das expertises que estão sendo lapidadas no curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão.

“O laboratório proporciona aos estudantes uma experiência prática, aprofundando seus conhecimentos e preparando-os para os desafios do mercado global. Aqui no Maranhão, nós percebemos cada vez mais a necessidade desses profissionais em diversas áreas. Temos acordos de cooperação técnica com o Porto do Itaqui, por exemplo, que respira a necessidades desses profissionais, e nós, como instituição de ensino superior, nos comprometemos em formar esses profissionais para atuar no Brasil, mas principalmente, aqui no Maranhão, que possui uma localização estratégica como nós já sabemos. Além disso, o curso amplia a visão de mundo dos estudantes, incentivando a compreensão e o respeito às diferentes culturas e perspectivas globais, portamos só temos a ganhar com a criação do laboratório”, enfatiza o reitor.

“O papel da secretaria é desempenhar o papel de promoção do desenvolvimento econômico e social do estado, portanto, com esse acordo para a criação do laboratório, ele acaba se tornando um espaço dinâmico e prático, onde os alunos podem aplicar seus conhecimentos teóricos em situações reais, desenvolvendo habilidades essenciais para atuar no mercado regional, nacional e internacional”, comenta o Secretário de Estado da SEDEPE, o ex-governador do estado, José Reinaldo Tavares.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho