Uema promove a V Corrida e Caminhada no Campus Paulo VI

Por em 10 de dezembro de 2023

Na manhã de hoje (10), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), promoveu a V Corrida e Caminhada da Uema.  O evento aconteceu no Campus Paulo VI.

O evento objetivou incentivar práticas saudáveis e possibilitar que a comunidade universitária possa dividir o mesmo espaço e ambiente na promoção e manutenção da saúde com a comunidade em geral.

A quinta edição do evento teve as seguintes categorias:

Comunidade (5 Km e 10 Km)
Servidor (5 Km e 10 Km)
Professor (5 Km e 10 Km)
Aluno (5 Km e 10 Km)
Cadeirante (5 Km)
Deficiente visual (5 Km)
Deficiente intelectual (5 Km)
Caminhada (3 Km) – Sem caráter competitivo.

O reitor da Uema Walter Canales, que participou da V edição da Corrida, destacou: “Nós estamos na quinta edição da Corrida Uema, não posso deixar de lembrar que tudo começou a partir da iniciativa do nosso querido professor José Nilson. É muito bom, não só participar da organização como participar da corrida. É gratificante ver e compartilhar esse momento com amigos, professores, servidores, membros da comunidade, congraçando aqui na Uema pela saúde e pelo esporte. Já vamos pensar na próxima edição”.

A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, disse: “Para nós é uma alegria ver a Corrida e Caminha da Uema em sua quinta edição, uma atividade que já está se tornando tradicional na Universidade e no estado do Maranhão. Temos aqui corredores externos e participantes da Instituição, como professores, servidores e alunos. O dia de hoje demonstra exatamente o que a Uema sempre quis fazer, que é a divulgação do esporte, a divulgação da cultura e a promoção da prática esportiva dentro da Instituição”.

O professor Fabiano Furtado, coordenador da quinta edição da Corrida Uema, enfatizou: “Essa edição consolida mais esse grande evento esportivo nesta Instituição de Ensino, demonstrando o compromisso social, a sua responsabilidade de cada vez mais integrar a sociedade por meio do esporte, da cultura. Nessa quinta edição, tivemos um caráter muito especial, nós aumentamos a quantidade de participantes, passamos para 650 participantes. Este evento historicamente já faz parte do calendário esportivo do nosso Estado, pois atrai corredores de rua de outros municípios. Portanto, estamos felizes e satisfeitos com mais essa edição e esperamos reeditá-las cada vez mais e consolidá-la como calendário esportivo do nosso Estado”.

De acordo com a participante Marivone Ferreira, “a promoção e participação da prática esportiva é muito importante, porque gera saúde. Correr faz bem, é a segunda edição da corrida Uema que eu participo, um percurso muito bom, tranquilo, sem trânsito, o que facilita a nossa atividade, pois encarar a corrida na rua é um desafio. Eu sou corredora desde 2015 e posso destacar que é uma atividade que nos dá vitalidade”.

Para a servidora da Biblioteca Central que ganhou o primeiro lugar na categoria “Servidor” Roselia Borralho: “É uma grande felicidade ganhar aqui na Uema, pois sou servidora aqui há mais de 14 anos. Eu comecei a correr em julho, depois que entrei na academia com problema de saúde. Hoje, faço parte de todas as corridas que tem aqui em São Luís. Além disso, a vitória tem uma emoção maior, porque tenho 55 anos e corro cinco quilômetros sem parar. Eu estou muito feliz”.

Os três primeiros colocados na categoria comunidade, masculino e feminino, nas provas dos 5 Km e 10 Km foram premiados com R$ 500,00 (1º lugar), R$ 300,00 (2º lugar) e R$ 200,00 (3º lugar). Já os três primeiros colocados, na categoria servidor e professor, masculino e feminino, nas provas dos 5 Km e 10 Km, receberam, além da medalha de participação, troféu.

Todos os demais participantes que concluírem a prova receberam uma medalha de participação como reconhecimento pelo esforço.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luis Paulo