Uema recebe diretora de Educação a Distância da CAPES durante encontro de coordenadores de polo do Uemanet

Por em 6 de dezembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação, realizou na manhã desta quarta-feira (06), o encontro de coordenadores de polo do Uemanet. O evento contou com palestras que visam construir estratégias para o fortalecimento da formação dentro da Educação à Distância que acontece na Uema.

Na mesa de abertura, o reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Canales, enfatizou a importância da qualidade do ensino oferecido dentro do Ensino à Distância presente na Uemanet.

“Existe algo que eu acho de suma importância ser destacado, que até mesmo pode assustar alguns até o final da frase, mas, eu sou contra o EaD, mas, sou contra o EaD sem qualidade. E se tem algo que eu tenho certeza, é que aqui na Uema, na Uemanet, nós entregamos um Ensino à Distância com qualidade e rigorosidade, e este é o EaD que temos que defender com unhas e dentes. Temos que atacar com a nossa expertise e profissionalismo o EaD sem qualidade. Não podemos deixar que nós sejamos comparados aos demais, temos que continuar a fazer o trabalho que já é feito com excelência aqui dentro, por vocês diretores de polo, o qual é o de formar cidadãos com qualidade e rigorosidade para entregarmos a sociedade um profissional de qualidade e dignos de atuar no mercado de trabalho”, comenta o reitor.

“Hoje nós estamos reunindo os coordenadores dos polos de apoio presencial do nosso estado, são representações de mais de 50 municípios aqui no nosso Uemanet para discutir as nossas atividades, as nossas propostas, e, além disso, comemorar os 25 anos de EaD da Uema no estado do Maranhão e para isso recebemos também a nossa Diretora de Educação à Distância da CAPES, a Profa. Suzana Gomes, e essa vinda dela, esse diálogo com o polo e com a equipe, fortalece ainda mais a educação à distância que temos feito e que queremos continuar fazendo como política pública de inclusão na educação superior”, comenta a coordenadora-geral do Uemanet, a Profa. Ligia Tchaicka.

Para a Pró-reitora de Graduação da Uema, Prof. Dr. Mônica Piccolo, o papel exercido pela Uemanet é fundamental para consolidação de uma Uema cada vez mais forte.

“Essa comemoração que hoje se inicia, ela também deve ser um momento de reflexão, para podermos fortalecer ainda mais a Educação à Distância e a Uemanet, porque isso significa fortalecer a Universidade Estadual do Maranhão. Essa contribuição só é possível com a participação e colaboração de cada um, onde não se tem mais isso de ‘ensino regular e não regular’, o que nós temos aqui são dimensões da Universidade que compõe o que é hoje a Uema, o qual é o que nos faz ser cada vez mais fortes na consolidação de uma instituição de ensino superior pública, gratuita e de qualidade”, finaliza.

Durante o encontro, os professores e diretores presentes tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com a Profa. Suzana dos Santos Gomes, diretora de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sobre as políticas de educação à distância da CAPES.

“A Uema é a nossa parceira da CAPES, e tem cumprido um papel relevante de interiorizar a educação à distância no estado. São mais de 200 municípios que hoje recebem uma educação pública de qualidade objetivando inclusão, democratização e equidade. Quero ressaltar que nesses 25 anos a Uema merece os nossos parabéns pelo trabalho, pela parceria, pela dedicação que ela tem manifestado no campo da educação à distância. Sem dúvidas, a Universidade Estadual do Maranhão é uma instituição estadual referência nesse trabalho que nos dar muita satisfação e alegria de poder contar com a Uema”, enfatiza a diretora.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho