1º Congresso Interinstitucional: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável e a Soberania Nacional na Amazônia e no Maranhão

Por em 12 de janeiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), lança edital para o 1º Congresso “O Maranhão e a Amazônia: Direitos, Vocações Estratégicas, Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável e a Soberania Nacional”.

O evento é uma iniciativa colaborativa entre instituições de ensino superior no estado do Maranhão, incluindo UFMA (PPGDIR e NEDC), UEMA, CEUMA, Faculdade IDEA, com o apoio da ESG e CMN.

O Congresso acontecerá em São Luís, do dia 28 a 30 de maio de 2024. Para realizar a inscrição e submeter artigos, é necessário entrar no site do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), fazer o cadastro e acessar a área restrita para localizar o evento.

O objetivo do Congresso é promover discussões direcionadas ao desenvolvimento sustentável e à preservação da soberania nacional, tanto no estado do Maranhão quanto na região da Amazônia. Ele busca estimular a criação de contribuições científicas e intelectuais, por meio da submissão de artigos que abordam cinco eixos temáticos fundamentais:

I) Relações Internacionais, Geopolítica e Estratégia;

I) Segurança e Defesa;

III) Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação;

IV) Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade;

V) Comunicação Estratégica e Educação para o Desenvolvimento e a Defesa Nacional.

Confira o edital completo para submissão de artigos:

Por: Karolynne Sodré