Alimentação, moradia, creche: Conheça os auxílios estudantis oferecidos pela Uema

Por em 24 de janeiro de 2024

A assistência estudantil é crucial para universidades públicas, como a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por promover a inclusão e equidade no acesso à educação superior. Além de fornecer suporte financeiro, a assistência ajuda a reduzir a evasão escolar, oferece serviços de orientação e mentoria, estimula o desempenho acadêmico e contribui para a formação integral dos estudantes.

A Uema, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), oferece, atualmente, seis tipos de auxílios para todos os campi da Uema com o intuito de proporcionar suporte abrangente aos alunos em diferentes aspectos de suas vidas acadêmicas.

Essas medidas não apenas possibilitam que alunos enfrentem desafios financeiros, como também criam um ambiente mais diversificado e igualitário, capacitando os estudantes para desafios acadêmicos e pessoais, e, assim, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e educada.

Em 2023, os editais de auxílios estudantis da Uema bateram recorde no número de inscrições. Foram 3.536 solicitações de todos os 20 Campi onde a Uema se faz presente. Conheça, abaixo, os auxílios e suas modalidades:

O Auxílio Alimentação objetiva complementar despesas com alimentação, nos campi onde não exista restaurante universitário, aos estudantes de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica. São disponibilizados auxílios no valor de R$ 300,00 (trezentos reais).

O Auxílio Moradia objetiva assegurar a concessão de apoio financeiro para o pagamento de despesas com moradia e evitar a evasão de estudantes, regularmente matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, cujas famílias residam em outro país, estado ou município diferentes dos campi onde estejam matriculados, assegurando-lhes a concessão de apoio financeiro, exclusivamente, para pagamento de despesas com moradia. São disponibilizados auxílios no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

O Auxílio Creche tem por objetivo contribuir com a redução da evasão acadêmica decorrente da maternidade, de estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, assegurando-lhes a concessão de apoio financeiro, exclusivamente, para pagamento de despesas com creche. São disponibilizados auxílios no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

A Bolsa Permanência tem por objetivo minimizar a evasão nos quatro primeiros períodos dos estudantes matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da Uema, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, na qual o estudante será encaminhado para desenvolver atividades em um dos setores da Uema, sob supervisão de um(a) docente.

A Bolsa de Apoio aos Estudantes com Deficiência busca contribuir para a democratização das condições de permanência dos estudantes com deficiência na educação superior. Visa assegurar igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas e fortalecer políticas institucionais de inclusão social pela educação.

O Auxílio para apresentação de trabalhos em eventos tem o objetivo de incentivar a participação de estudantes de graduação e pós graduação da Uema em eventos acadêmicos de modo a contribuir para a sua formação acadêmica, política e social.

As informações sobre o período de inscrições em 2024 podem ser consultadas nos editais, que são divulgados no site oficial da PROEXAE e nas redes sociais institucionais. Para verificar sua elegibilidade ou esclarecer dúvidas específicas relacionadas a cada auxílio, consulte os editais correspondentes, disponíveis no link  proexae.Uema.br/assistencia-estudantil.

Por: Karolynne Sodré