Aluna da Uema do Campus Caxias concorre a prêmio FAPEMA 2023

Por em 5 de janeiro de 2024

Lauana Rafaela Gomes, discente do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Caxias, concorre ao prêmio FAPEMA 2023 Bicentenário Gonçalves Dias, na categoria Popvídeo Ciências.

Sob a direção do Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu, Lauana desenvolveu a pesquisa  “Juízes de Ofício ou Procuradores do Povo: A trajetória de Julião da Silva na Administração da Cidade de São Luís (SÉC. XVIII)”, a partir do levantamento dos manuscritos no arquivo público do estado do Maranhão, onde buscou identificar dentro da Câmara Municipal de São Luís, no século XVIII, quais eram as estruturas, o funcionamento e a composição da mesma.

A votação para a categoria “Popvídeo Ciências”, na qual Lauana  está concorrendo, vai até às 14h de hoje (5), no link https://www.fapema.br/votacao-Prêmio Popvideo 2023/.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), abriu votação para o Prêmio FAPEMA 2023, visando celebrar talentos científicos no Maranhão. Os finalistas foram escolhidos pelo Comitê de Julgamento da FAPEMA formado por consultores ad hoc. Na seleção foram considerados a originalidade e habilidade do candidato para transmitir e divulgar a pesquisa em forma de conhecimento científico por meio de comunicação oral, concisa, clara e objetiva.

A escolha dos vencedores, por meio de votação popular, amplia a divulgação dos trabalhos e democratiza o processo. “O Governo do Maranhão celebra os talentos científicos do estado por meio do Prêmio FAPEMA 2023, como incentivo à intensificação da pesquisa em nosso estado, e a votação popular do PopVídeo é um convite a toda comunidade para participar desse processo”, enfatizou o presidente da FAPEMA Nordman Wall.

A recomendação do governador Carlos Brandão é buscar o fomento de pesquisas que proporcionem impacto direto na melhoria da qualidade de vida dos maranhenses e no desenvolvimento do estado. Nessa categoria do prêmio são finalistas, além de Lauana  Rafaela Gomes, alunas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Os três mais bem votados serão contemplados com prêmio em dinheiro nos valores de R$ 1.250,00 (3º lugar), R$ 2.000,00 (2º) e R$ 2.500,00 (1º).

O Prêmio FAPEMA 2023 – Bicentenário Gonçalves Dias, conta com outras sete categorias além da PopVídeo: pesquisador júnior, jovem cientista, dissertação de mestrado, tese de doutorado, pesquisador sênior, jornalismo científico e inovação tecnológica, totalizando  56 premiados. A previsão é que o resultado final com o nome de todos os vencedores seja divulgado ainda nesta sexta-feira.

Por: ASCOM/Uema, com informações da FAPEMA