Autoavaliação Institucional Uema 2023 inicia nesta segunda-feira (15)

Por em 15 de janeiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), iniciou nesta segunda-feira (15), a Autoavaliação Institucional 2023. A Autoavaliação Institucional é uma consulta pública à comunidade acadêmica em todos os seus Campi e Centros para identificação do nível de qualidade da atuação da UEMA.

O presidente da CPA, Paulo Frexa, expressou a importância da autoavaliação institucional para a universidade. “A autoavaliação é o principal instrumento utilizado pela instituição para consultar a comunidade acadêmica sobre a percepção a respeito do processo de ensino, pesquisa e extensão. Nesta autoavaliação de 2023, poderão preencher o questionário tanto alunos de graduação, pós-graduação, técnicos administrativos, quanto docentes. Nós estabelecemos uma estratégia este ano de fazer o ‘Dia-D’ de campanha nos centros de São Luís, onde os alunos estão sendo orientados sobre o preenchimento do questionário de avaliação. Hoje, vai ser no CCT, na quarta, no CECEN, e assim por diante”, explicou.

Nesse processo, que seguirá até dia 26 de janeiro, a instituição realiza uma análise interna com docentes, técnico-administrativos e discentes para identificar fragilidades, pontos fortes e potencialidades, bem como estabelecer estratégias de superação de obstáculos.

No contexto institucional, a CPA é encarregada de conduzir a Autoavaliação, assumindo também a responsabilidade de fornecer informações solicitadas pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE/MA) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Conhecer a perspectiva da comunidade acadêmica sobre a eficácia das práticas da UEMA é essencial para orientar a universidade em direção ao seu verdadeiro propósito como instituição.

Para participar do processo avaliativo, o usuário deve acessar avaliacaoinstitucional.uema.br, com seu login SigUema (CPF e senha) para responder o instrumento avaliativo.

Por: Karolynne Sodré