Confira cinco projetos que são destaque na Vitrine Tecnológica da Uema

Por em 9 de janeiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) tem se destacado por meio de projetos inovadores que impactam não somente a comunidade acadêmica, mas a sociedade em geral. No último mês de dezembro, a universidade levou para fora de seus muros, vários dos ativos presentes em sua vitrine tecnológica com a realização do Marandu Tech. Hoje, convidamos vocês a conhecerem alguns destes projetos que buscam moldar o futuro, impulsionando novas descobertas por meio de suas pesquisas nas mais diversas áreas de conhecimento.

PALMTECH

Startup fundada por professores da Uema, que traz uma abordagem inovadora unindo Bioengenharia de solos, Mantas geotêxteis, trabalho comunitário e educação ambiental. A Palmtech trabalha com a recuperação de áreas degradadas utilizando a bioengenharia de solos – um conjunto de tecnologias que utiliza vegetais vivos em combinação com materiais inertes para construir estruturas que desempenham alguma função de engenharia, usada para tratar locais com problemas de estabilidade de superfície e erosão. Esta abordagem é ecologicamente amigável e cientificamente embasada, tendo sida reconhecida em 2022 como “Melhor Startup com Base Científica no Maranhão”.

EDITORA UEMA

Fundada em 2006, é uma das mais novas editoras universitárias do Brasil. Seu objetivo principal consiste na disseminação da produção científica da própria universidade, frutos das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para o desenvolvimento científico, econômico, social e intelectual do Maranhão. Ao longo de sua trajetória, a Editora UEMA já publicou cerca de 400 títulos entre e-books e livros impressos, incluindo a reedição de livros dos doze fundadores da Academia Maranhense de Letras.

CARCARÁ ROCKET DESIGN

Este é um Projeto Especial criado por alunos do curso de Engenharia Mecânica em 2015. Atualmente é uma equipe multidisciplinar e conta com membros das Engenharias de Mecânica, Computação e Produção, e também, de Química Licenciatura. O projeto Carcará RD é voltado para o estudo Aeroespacial, desenvolvendo projetos e protótipos de foguetes, integrando as várias áreas de conhecimento para fazê-los, além de contribuir com avanços das pesquisas já realizadas na área. O Carcará é estruturado em Capitania, Gestão Financeira, Marketing e Gestão. Além disso, é dividido em cinco subequipes: Aerodinâmica, Estrutura, Eletrônica, Propulsão e Recuperação.

SACADA ARQUITETURA

A Sacada Arquitetura Jr é a primeira e única Empresa Júnior Federada de Arquitetura no Estado do Maranhão. Fundada em 2019, tem como principal objetivo, ser um laboratório prático para os alunos da graduação através da prestação de serviços. Trabalhando com Projetos Arquitetônicos, Projetos de Interiores, Consultorias, Design de Móveis, Levantamento Arquitetônico e Regularização de Imóveis, a Sacada oferece soluções de excelência, tendo compromisso com a profissão, ética, inovação, cooperação e transparência.

LAQUA

O Laboratório de Diagnósticos de Enfermidades de Crustáceos tem como missão executar protocolos laboratoriais para o diagnóstico de enfermidades na Aquicultura, definidas pela Organização Mundial da Saúde Animal, em que os resultados apresentados devem ser consistentes, confiáveis e em tempo hábil. O Laqua realiza diagnósticos de maneira que sua atuação possa:
– Atender a demanda laboratorial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do setor produtivo, no tocante ao monitoramento de enfermidades de crustáceos no âmbito regional e nacional.
– Prestar apoio técnico ao treinamento de equipes de Agências Estaduais de Defesa Sanitária no tocante às enfermidades de crustáceos, bem como aos técnicos da área no MAPA e do setor produtivo.
– Colaborar tecnicamente nos processos do MAPA e do setor produtivo de análise de risco de importação e exportação de crustáceos e seus produtos para o mercado internacional.

Startups, Projetos Especiais, Empresas Juniores, e muitos outros projetos da Vitrine Tecnológica da Uema representam não apenas a expertise dos alunos, pesquisadores ou colaboradores envolvidos, mas destaca também a capacidade da Universidade em gerar soluções concretas para os desafios atuais.

PALMTECH

EDITORA UEMA