‘Dia do Compositor’: conheça Lucas Ferreira, cantor, compositor, produtor musical e acadêmico do Curso de Música Licenciatura da Uema

Por em 15 de janeiro de 2024

Aluno Lucas Ferreira, guitarrista (à esquerda), Elias Suassuna e Caio Maciel (à direita).

Comemorado dia 15 de janeiro, o Dia do Compositor celebra o trabalho realizado por esses profissionais pelo seu esforço em compor, escrever e criar músicas que fazem parte de momentos especiais que emocionam e animam multidões. Para homenagear o trabalho realizado por esses profissionais, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), conversou com o acadêmico do 5º período do Curso de Música Licenciatura, Lucas Ferreira, cantor, compositor, produtor musical, sobre sua carreira e perspectivas para o futuro no Curso de Música.

“A música sempre fez parte da minha vida, desde que me entendo por gente faço música. Comecei a tocar em bandas aos 14 anos, e estive presente em diversas até começar o meu projeto com a BabyCarpets, a qual é a minha banda atual, totalmente autoral. Ingressei no Curso de Música da Uema em 2020, eu estava ainda um pouco incerto, já que vim de outros cursos em outras universidades onde não conseguia me identificar, mas, percebi que a minha “coisa” sempre foi a música, então decidi optar por estar mais próximo, mas, desta vez no ensino superior”, comenta Lucas.

Mesmo que incerto no começo, Lucas deu início a jornada como acadêmico do Curso de Música, que não demorou muito tempo para plantar novos sonhos na vida do artista.

“Nunca havia pensado em ser professor, mas foi uma carreira que comecei a ter interesse após alguns períodos no curso. Quero continuar como artista, mas o curso abriu portas para mim na área acadêmica com pesquisa, hoje participo de dois projetos no curso e acredito que no futuro posso estar levando esses dois pilares para frente”, comentou.

Demonstrando ser ativo como estudante e esperto em unir suas duas profissões, Lucas foi o responsável por criar, com ajuda do Diretor do Curso de Música da Uema, Prof. Renato Castro, o I Festival de Bandas Independes da Uema, que em sua primeira edição contou com sete bandas e cantores do cenário independente de São Luís, além da BabyCarpets.

“Havíamos acabado de nos mudar aqui para o novo prédio do Curso de Música da Uema, então havia muita expectativa em cima do que poderia fazer para ocupar cada vez mais cada espaço que existe no prédio. Então, lancei a ideia para o professor Renato que na mesma hora acatou e levou o projeto para frente, ajudou a organizar e queríamos que mais artistas conhecessem o prédio, para terem cada mais interesse em estar presente e fazer parte do curso, assim como também queríamos que as pessoas conhecessem o nosso novo espaço. E assim, o evento foi um sucesso para a primeira edição, contamos até mesmo com a presença do reitor que veio aqui prestigiar”, enfatiza Lucas.

Ao ser questionado sobre o que diria para outros colegas de profissão neste Dia do Compositor, Lucas destaca o estudo como forma de aprimoramento do trabalho do compositor.

“O importante é nunca desistir de desenvolver sua arte, independente do seu background, do que está a sua volta, porque é isso que dá mais vida a sua arte, ao que você cria, e sempre que possível, procure o estudo, o máximo possível que estiver ao seu alcance, é um ponto que fará um diferencial e sempre siga em frente”, finaliza.

Sobre a BABYCARPETS

Babycarpets é uma banda brasileira, da capital do estado do Maranhão de Rock Psicodélico, fundada em 2018 e liderada por Lucas Ferreira. Em 2019, lançou seu primeiro EP com influências de bandas dos gêneros Shoegaze e Dream-pop, como My Bloody Valentine e Slowdive, intitulado ‘Marasmus‘.

Em 2021, com o lançamento do mini-álbum ‘Nada a Perder‘, a banda retorna com letras em português e uma abordagem muito mais psicodélica e “viajada”, voltando as raízes do Rock Psicodélico e Acid Rock, até mesmo com o Pop orquestrado, presente na faixa ‘Quando Eu Morrer‘.

A banda passou ao longo dos seus seis anos de existência por várias mudanças em sua formação, sendo apenas Lucas Ferreira, o único membro constante da banda. Atualmente, a banda conta com Elias Suassuna na guitarra, Caio Maciel no contrabaixo e backing vocals, e Pedro Bessa, responsável pela bateria e backing vocals. A banda retorna após um hiato com novas datas para shows e segue produzindo seus próximos lançamentos.

Por: Gabrielle Siebra