Edital aprovado pela Capes e Fapema canaliza recursos para a pós-graduação da Uema

Por em 31 de janeiro de 2024

Na tarde dessa terça-feira, 30, no prédio da Pró-Reitoria de Pesquisar e Pós-Graduação – PPG, a professora Antonia Alice Costa Rodrigues, como coordenadora, fez a apresentação do “Pojeto de integração dos programas de pós-graduação acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão – Uema com Estado, visando o fortalecimento, formação de recursos humanos e desenvolvimento econômico e social”, que trouxe um importante volume de recursos para a universidade, oriundos da Capes e da Fapema.

De acordo com o edital nº 038-Uema, publicado ainda em 2022, na gestão do reitor Gustavo Costa e da pró-reitora Rita Seabra na PPG, o projeto que envolve um montante no valor de 4.121.520,00, visa desenvolver ações, estudos e pesquisas conjuntas para o fortalecimento e formação de recursos humanos na área estratégica de cadeias produtivas e arranjos produtivos locais.

Esses recursos serão utilizados exclusivamente pela instituição nos programas de pós-graduação em bolsas e custeio de mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de Ciência Animal, Agricultura e Ambiente, Agroecologia, Ecologia e Conservação, Desenvolvimento Socioespacial, e Cartografia.

Os valores das bolsas serão distribuídos da seguinte forma: o aluno de mestrado receberá 2.100,00 (24 meses), de doutorado receberá 3.100,00 (36 meses) e de pós-doutorado receberá 5.200,00 (12 meses). Sendo a quantia de 3.170.400,00 (Capes) para bolsas e 951.120,00 (Fapema) para custeio

O reitor Walter Canales disse que ficou muita satisfeito ao receber a notícia do início de novos trabalhos na área da pós-graduação na Uema, resultado de um edital publicado em 2022 e aprovado os recursos em 2023, permitindo, assim, que a universidade desenvolva suas atividades com grande impulso nessa área, à medida que cresce o incentivo às bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e custeio. “Isso faz com que possamos desenvolver a pós-graduação, bem como dar grande impulso às cadeias produtivas para o desenvolvimento do Estado do Maranhão”, ressalta o professor.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Cheche explica que a captação desse tipo de fomento com o apoio da Capes e da Fapema é fundamental para o desenvolvimento dos programas de pós-graduação da Uema, porque há um investimento em custeio que sustenta o dia a dia das atividades de campo, investimento em bolsas de mestrado, doutorado e estágio pós-doutoral. “Esse tipo de incentivo de custeio e de bolsas não só faz com que os seis programas envolvidos consigam cumprir com suas atividades como impulsiona essas atividades, tendo em vista ter mais recursos para serem aplicados em dissertações e teses”,  disse o pró-reitor.

Para a professora e pesquisadora Antonia Alice, o projeto tem uma grande importância, porque foi através dele que a Uema conseguiu recursos financeiros para financiar as bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, o que significa a garantia dos recursos humanos com o envolvimento de seis programas de pós-graduação. “Isso contribui significativamente para o avanço da pós-graduação na instituição, com impacto positivo na aplicabilidade das dissertações e teses que serão desenvolvidas, trazendo resultados positivos para as pesquisas que beneficiarão o Estado em função de estudos voltados para as cadeias produtivas”, declara Alice.

Participaram, ainda, da apresentação o professor Fábio Mazze, pró-reitor adjunto da PPG e representante do Mestrado em Agricultura e Ambiente; o professor Tiago Ferraz, coordenador do Proqualit; o professor Braulio Loureiro, coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional; a professora Arydmar Gaioso, coordenadora do Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia; e a professora Rita Seabra, representando o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.

Por Alcindo Barros