Egressa da Uema, Gabriela Lages Veloso lança livro “O Mar de Vidro”

Por em 26 de janeiro de 2024

A Academia Maranhense de Letras tornou-se palco, recentemente, do lançamento de “O Mar de Vidro”, o primeiro livro de poesia da egressa da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gabriela Lages Veloso. A obra, publicada em agosto de 2023 pela Caravana Grupo Editorial, reúne 44 poemas que exploram os simbolismos da água e do espelho como representações da existência humana e da busca pelo eu profundo.

Gabriela, graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Uema em 2022, apresenta uma linguagem elegante ao abordar os elementos universais de água e espelho. A poeta, atualmente mestranda em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), já se destacou com outros trabalhos, como o ensaio “Através dos Espelhos de Guimarães Rosa e Jostein Gaarder: reflexos e figurações”.

O lançamento de “O Mar de Vidro” contou com um evento especial na Academia Maranhense de Letras, reunindo admiradores da literatura maranhense. O sarau literário foi enriquecido com as palestras do escritor José Neres, membro da AML, e da professora Maria Aracy Bonfim, da UFMA, proporcionando uma imersão ainda mais profunda na obra.

Apesar de recente, “O Mar de Vidro” já conquistou resenhas críticas elogiosas. Os escritores Antonio Aílton, da Academia Ludovicense de Letras, e José Neres, da Academia Maranhense de Letras, destacaram a profundidade e a sensibilidade poética de Gabriela. O livro também foi tema do episódio 97 do Podcast Multiversos, apresentado pela poeta Ana Cláudia Santos, direto de Portugal.

Presença em Bibliotecas Mundiais

Além do reconhecimento crítico, “O Mar de Vidro” integra o acervo de renomadas bibliotecas ao redor do mundo. Desde o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, até a Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal, a obra de Gabriela Lages Veloso já se tornou parte do patrimônio literário global.

Para adquirir “O Mar de Vidro”, o livro está disponível para venda no site da Caravana Grupo Editorial (https://caravanagrupoeditorial.com.br/produto/o-mar-de-vidro/) e diretamente com a autora. A poesia de Gabriela Lages Veloso promete encantar leitores e solidificar sua posição como uma voz promissora na literatura contemporânea.