Egresso do Campus Caxias é selecionado para doutorado nos Estados Unidos

Por em 26 de janeiro de 2024

O professor Mateus Silva Rêgo, mestre em Física e lotado no Departamento de Matemática e Física do Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi selecionado e aprovado no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do edital nº 30/2023. Durante seis meses, o egresso da Uema vai estudar na Universidade Estadual da Pensilvânia, na Filadélfia, nos Estados Unidos.

Com título “Estudo Teórico-Computacional das Propriedades Eletrônicas de Nanoestruturas Grafínicas à Base do Bifenileno”, a proposta de trabalho foi construída com orientação da Prof. Dra. Paloma Vieira da Silva (orientadora) e do Prof. Dr. Eduardo Costa Girão (coorientador), ambos professores e pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O professor Mateus Rêgo é egresso da Uema Campus Caxias, onde concluiu o curso de Licenciatura em Física. Vale lembrar que o professor também foi aprovado, quando ainda estava no 7º período da graduação em 2018, para uma bolsa de estudos no exterior, custeada pelo Governo do Maranhão no programa “Cidadão do Mundo”. Na ocasião, o destino foi a cidade de Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos, onde morou por 3 meses (imagem abaixo).

“Quero agradecer à direção do Campus Caxias, a todos os meus professores, de modo geral, que gastaram suas energias para me ensinar, pois sem eles(as) essa vitória seria impossível. Também agradecer à Uema, pela infraestrutura e suporte que me deu durante a minha graduação. Também à UFPI pela infraestrutura, pesquisa e formação sólida a nível stricto sensu. Realmente só existe uma única mudança social significativa, a dos estudos”, celebrou Mateus.

Por Emanuel Pereira, da Uema Campus Caxias