I Seminário do LEPECS/Uema destaca a importância das Ciências Sociais na formação e implementação curricular no Maranhão

Por em 25 de janeiro de 2024

O I Seminário do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais (LEPECS) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) proporcionou dois dias de intensas atividades, entre os dias 23 e 24 de janeiro, no auditório e salas de aula do prédio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

A conferência de abertura, intitulada “Parcerias socioantropológicas e educacionais entre LEPECS – UEMA, LENPES/UEL E LAB-ESCREVICENCIAS/UEL na formação de profissionais das Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado)”, foi ministrada pela professora Ângela Maria de Sousa Lima (UEL). O evento teve como foco central o tema “Ciências Sociais e Educação: Desafios e Perspectivas na formação e implementação curricular no contexto maranhense”.

A programação do seminário contemplou diversos momentos, como o painel da produção discente, apresentação de trabalhos em modalidades oral ou em pôsteres, mesa redonda, roda de conversa com os discentes, oficina, Feira Circular das Ciências Sociais e Cine Etnográfico. Com a emissão de certificados, o evento teve como público-alvo estudantes, professores da educação básica e superior, gestores da educação e pesquisadores da área de educação, especialmente no campo das ciências humanas.

O objetivo central do seminário foi incentivar a reflexão sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de Ciências Sociais no estado do Maranhão, destacando a importância dessas áreas na formação acadêmica e profissional.

LEPECS: Fomentando práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais

O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais (LEPECS) está vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Uema. Criado pelos professores do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, o laboratório tem como objetivo criar oportunidades para que os alunos possam aprimorar a prática do ensino, pesquisa e extensão no campo das ciências sociais.

Essa iniciativa visa enriquecer a formação acadêmica dos estudantes, proporcionando um espaço para o desenvolvimento de atividades práticas e aprofundamento nos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, o LEPECS contribui para a integração entre a teoria e a prática, preparando os futuros profissionais das Ciências Sociais para os desafios do mercado de trabalho e para a contribuição efetiva na sociedade.

O I Seminário do LEPECS/Uema marcou um importante passo para a consolidação desse espaço como um centro de reflexão e aprimoramento das Ciências Sociais no Maranhão, reforçando o compromisso da Uema com a qualidade do ensino e a relevância da pesquisa acadêmica na região.

Por: Karla Almeida