Inauguração do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais (LEPECS) acontece na próxima terça-feira (23)

Por em 16 de janeiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) irá realizar a inauguração do  Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais (LEPECS) do Curso de Ciências Sociais na próxima terça-feira, dia 23 de janeiro, no Campus Paulo VI.

No dia da inauguração, também irá ocorrer a abertura do I Seminário do LEPECS, com o tema “Ciências Sociais e Educação: Desafios e Perspectivas na formação e implementação curricular no contexto maranhense”.

Com emissão de certificado, o seminário será realizado no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), nos dias 23 e 24 de janeiro, das 8h às 21h30, e tem como público-alvo estudantes, professores da educação básica e superior, gestores da educação e pesquisadores da área de educação, especialmente da área de ciências humanas.

O seminário tem como objetivo incentivar a reflexão sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão que vêm sendo desenvolvidas nos cursos de Ciências Sociais no Maranhão.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 22 de janeiro, por meio do link sis.sig.uema.br/sigaa/.

Sobre o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais

Vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Uema,o laboratório foi criado pelos professores do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, com o intuito de  criar oportunidades para que os alunos possam aprimorar a prática do ensino, pesquisa e extensão no campo das ciências sociais.

Confira a programação:

23 de janeiro

8h00 – 8h30

Credenciamento/Confirmação das presenças

8h30 – 9h00

Mesa de abertura

9h00 – 10h00

Mesa de lançamento do LEPECS

10h30 – 12h

Conferência de Abertura: “Parcerias socioantropológicas e educacionais entre LEPECS – UEMA, LENPES/UEL E LAB-ESCREVICENCIAS/UEL na formação de profissionais das Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado)”

12h – almoço

14h30 – 17h30

Painel da produção discente

Coordenação: Profs Domingos Santos e Marina Pereira

(Apresentação dos trabalhos dos discentes: Modalidade apresentação oral ou pôster).

19h00 – 21h30

Mesa Redonda: Os desafios para a implementação das diretrizes curriculares da educação quilombola no Maranhão.

24 de janeiro

8h00 – 09h30

Roda de conversa com os discentes

10h00 – 12h00

Oficina: “Acolhimento e enfrentamento às várias dimensões das desigualdades: desafios da gestão de cientista social no SEBEC/UEL”

12h – almoço

14h00 – 17h00

Feira Circular das Ciências Sociais

15h30 – 18h00

Cine Etnográfico

19h00 – 21h00

Mesa de Encerramento: Perspectivas sobre a reforma do Ensino Médio e o ensino de Sociologia no Maranhão.

Para mais detalhes sobre a programação, acesse aqui.

Por: Karolynne Sodré