Nas Rotas do Atlântico Equatorial”: Professor da Uema lança livro revelando os enlaces históricos entre a Alta-Guiné e o Maranhão no tráfico de escravos (1770-1800)

Por em 22 de janeiro de 2024

Na última sexta-feira, 19 de janeiro, o professor de História do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Caxias, Reinaldo dos Santos Barroso Júnior, realizou o lançamento de seu livro autoral “Nas rotas do Atlântico Equatorial: tráfico de escravos rizicultores da Alta-Guiné para o Maranhão (1770-1800)”. O evento aconteceu na livraria AMEI, localizada no São Luís Shopping, na capital maranhense.

A obra, que teve sua origem na dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal da Bahia, apresenta novas perspectivas sobre o tráfico de escravos entre os portos de Cacheu e Bissau na África Ocidental e o porto de São Luís, no Maranhão, durante o período de 1770 a 1800.

O livro recebeu financiamento da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão) por meio do Edital APUB, uma homenagem a Sérgio Figueiredo Ferretti. A publicação carrega o selo da EDUEMA (Editora da Universidade Estadual do Maranhão).

A pesquisa, conduzida de forma original e minuciosa, concentra-se em fontes primárias, explorando documentações manuscritas, encontradas tanto em Portugal quanto no Brasil. Reinaldo dos Santos Barroso Júnior, adotando uma perspectiva africanista, busca demonstrar a intrincada conexão entre o Maranhão e a Costa da Alta-Guiné africana no final do século XVIII.

Para aqueles que não puderam comparecer ao evento em São Luís, há uma segunda oportunidade de participar do lançamento. Reinaldo dos Santos Barroso Júnior realizará um segundo evento na cidade de Caxias, onde é professor efetivo, no Memorial da Balaiada, no dia 25 de janeiro, quinta-feira, às 19h.

O livro “Nas rotas do Atlântico Equatorial: tráfico de escravos rizicultores da Alta-Guiné para o Maranhão (1770-1800)” é uma contribuição significativa para os estudos históricos, oferecendo uma visão aprofundada sobre as complexas relações entre os continentes africano e americano durante um período crucial da história brasileira.

Por: Karla Almeida