Pesquisadores da Uema são contemplados em edital com investimento de mais de R$ 1,2 milhão para projetos inovadores no Porto do Itaqui

Por em 12 de janeiro de 2024

Em um importante impulso à pesquisa e inovação, pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foram contemplados com um investimento significativo de mais de R$ 1,2 milhão. A conquista foi possível por meio de um edital promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Em colaboração com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), o edital FAPEMA nº 07/2023 – APOIO A PESQUISAS NO PORTO DO ITAQUI teve como objetivo fomentar projetos inovadores nos setores portuário, marítimo e logístico, além de suas cadeias produtivas. Este investimento visa não apenas fortalecer a posição do Porto do Itaqui como um centro logístico, mas também impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento nessas áreas estratégicas.

A Uema teve quatro projetos selecionados, totalizando um montante de R$ 1.288.932 destinado ao custeio das iniciativas. O resultado final do edital, agora disponíveis para consulta, revelam a qualidade e relevância dos projetos escolhidos. Esta é a segunda edição do edital APOIO A PESQUISAS NO PORTO DO ITAQUI, sendo relevante destacar o êxito da Uema na primeira edição, em 2022, quando sete projetos foram aprovados, captando expressivos R$ 2.266.710,80, totalizando aproximadamente R$ 3,5 milhões nos dois últimos anos.

A iniciativa do EDITAL FAPEMA/EMAP Nº 12/2022 – APOIO À PESQUISAS NO PORTO DO ITAQUI, na sua primeira edição, já havia estabelecido uma base sólida para o apoio contínuo à pesquisa e inovação na região portuária, contribuindo para o crescimento econômico e científico do estado. Nesta edição, o edital FAPEMA nº 07/2023 teve como foco apoiar projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 08 (Emprego Digno e Crescimento Econômico), ODS 09 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODS 14 (Vida na Água).

O presidente da EMAP/Porto do Itaqui, Gilberto Lins, ressaltou a importância de ir além da navegação e movimentação de cargas, afirmando que o Porto do Itaqui deve contribuir ativamente para o desenvolvimento do Maranhão, impulsionando cadeias produtivas, gerando conhecimento e oportunidades.

Nordman Wall, presidente da FAPEMA, destacou a importância das chamadas públicas e dos investimentos do governo para a pesquisa na área portuária. Ele ressaltou que o edital de apoio à pesquisa é um impulso significativo ao avanço da pesquisa científica, consolidando uma parceria bem-sucedida entre a FAPEMA e EMAP. Essa colaboração oferece oportunidades valiosas para pesquisadores e cientistas maranhenses, contribuindo para o desenvolvimento do estado.

Acesse aqui o resultado final do Edital.

Por: Karla Almeida