Plataforma Eskada: Uema amplia oferta com seis novos cursos em 2023

Por em 12 de janeiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), através do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), reforça seu compromisso com a disseminação de conhecimento ao disponibilizar, em 2023, seis novos cursos gratuitos e online para a comunidade em geral. Essa iniciativa faz parte do esforço contínuo da instituição em oferecer educação acessível e de qualidade, alinhada às demandas do mercado de trabalho e às necessidades da sociedade.

A Uema, reconhecida por sua vanguarda na modalidade de Ensino a Distância (EAD), tem adotado estratégias inovadoras no processo educacional. A plataforma Eskada, pioneira no Nordeste e a oitava instituição no Brasil a ser credenciada para EAD, é o veículo escolhido para a disponibilização dos novos cursos, refletindo a constante evolução tecnológica adotada pela universidade.

Os seis cursos recém-lançados abrangem áreas estratégicas e emergentes, proporcionando conhecimentos essenciais para diversos perfis de alunos. Entre eles, destacam-se:

1. Alternativas Sustentáveis para Gestão Ambiental (CH – 80h): Aborda as bases teóricas da educação ambiental, gestão de resíduos sólidos e práticas sustentáveis na confecção de kits ecológicos.
  2. Associativismo e Cooperativismo Agropecuário (CH – 40h): Explora os princípios do associativismo, a formação de cooperativas agropecuárias e sua relevância no estímulo às organizações coletivas no campo.
  3. Construções Sustentáveis (CH – 30h): Foca em soluções sustentáveis para construções residenciais de baixo impacto ambiental, incorporando materiais recicláveis e conforto térmico.
  4. Controle Alternativo de Pragas e Doenças (CH – 20h): Oferece informações sobre técnicas alternativas para o manejo integrado de pragas e doenças em plantações.
  5. Psicodrama Pedagógico (CH – 60h): Apresenta possibilidades de aplicação do psicodrama pedagógico em práticas educacionais, enriquecendo a experiência tanto de professores quanto de alunos.
  6. Uso Sustentável de Sacolas Plásticas (CH – 20h): Explora a Educação Ambiental, a gestão de recursos hídricos e estratégias para a redução do uso de sacolas plásticas, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Os cursos, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecem flexibilidade para que os participantes possam adaptar seus horários de estudo conforme sua disponibilidade. Sem requisitos de escolaridade mínima, as capacitações são acessíveis a todos os interessados, garantindo um certificado emitido pela Uema ao término de cada curso.

A Uema reafirma seu compromisso em contribuir para a formação e atualização profissional da comunidade, promovendo, assim, um ambiente de aprendizado inclusivo e inovador. Para mais informações e inscrições, acesse a página dedicada aos cursos na plataforma Eskada.

Por: Karla Almeida