Proinfra transforma espaços e impulsiona ensino na Uema

Por em 24 de janeiro de 2024

Uema inaugura Laboratório de Cultura de Tecidos (Foto: Rafael Carvalho)

Na busca constante por excelência acadêmica, a Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) não mediu esforços ao longo de 2023 para aprimorar as instalações em todos os campi. Os números revelados pela Proinfra destacam a importância vital desse setor no suporte físico e digital da instituição.

Compromisso com o desenvolvimento

A Divisão de Planejamento, por exemplo, cadastrou um total de 219 solicitações, tendo concluído satisfatoriamente 103 delas. No entanto seu escopo vai além das estruturas físicas, englobando atividades essenciais como emissão de pareceres, estudos de viabilidade e gestão documental.

Por sua vez, a Divisão de Projetos se destacou com 185 projetos cadastrados, dos quais 77 foram integralmente concluídos. Esses projetos não se limitam apenas à arquitetura, mas promovem verdadeiras transformações nos ambientes, seja por soluções arquitetônicas inovadoras ou pela confiabilidade de novas instalações.

UEMA | Uema inaugura duas salas destinadas para pesquisa e extensão no CCSA

Manutenção e Obras: Atendendo às Necessidades da Comunidade Acadêmica

A Coordenação de Manutenção e Obras (CMOB) encarou 2023 como um ano de intenso trabalho, recebendo 3.572 solicitações e atendendo a 3.075 delas. Suas atividades abrangem desde construção civil até serviços de instalações elétricas, hidráulicas, refrigeração e climatização.

Entre as realizações notáveis da CMOB no ano passado, destacam-se a reforma e adequação do prédio de Arquitetura, a cobertura do PROIN e a revitalização de duas salas de aula do curso de Medicina Veterinária.

Impacto Positivo na Comunidade Acadêmica

Essas ações não são apenas números e projetos. São iniciativas que impactam diretamente na qualidade dos ambientes acadêmicos, proporcionando espaços mais adequados e propícios para o ensino, pesquisa e demais atividades desenvolvidas pela comunidade acadêmica da Uema.

A Proinfra, com seus resultados expressivos, reforça seu papel crucial no constante aprimoramento da infraestrutura universitária e na promoção de um ambiente acadêmico de excelência.

Por Caio Marcos