Selo ODS Educação: Uema alcança 1º lugar Norte e Nordeste e 2º lugar Nacional como exemplo de compromisso com os ODS

Por em 12 de janeiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) inicia 2024 solidificando sua posição como um exemplo notável de compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conquistando o 1º lugar nas regiões Norte e Nordeste e o 2º lugar nacionalmente na segunda edição do Selo ODS Educação. Este reconhecimento destaca a Uema como uma instituição comprometida com práticas sustentáveis e a promoção do desenvolvimento social.

Para a Assessora Chefe da Assessoria ODS UEMA, a Professora Doutora em Ecologia e Meio Ambiente Ariadne Enes Rocha, “a participação da Uema no Selo ODS é mais do que um prêmio; é a coroação do envolvimento da comunidade acadêmica alinhada à interação e parceria com a sociedade”.

A conquista do Selo ODS Educação pela Uema envolveu um processo rigoroso, incluindo o cadastro de 26 projetos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, sendo todos aprovados. A promoção de atividades e espaços de discussão sobre os ODS, juntamente com a demonstração de contribuição para a melhoria do ODS 4 – Educação de Qualidade, evidencia o comprometimento da UEMA em diversas áreas e ODS.

A Uema, ao participar ativamente da segunda edição do Selo ODS Educação, não apenas se destacou entre mais de 70 organizações de 17 estados, mas também alcançou os objetivos essenciais propostos pela certificação. Este feito é um testemunho do compromisso da Uema em estimular a participação efetiva das instituições de ensino no alcance das metas da Agenda 2030.

Segundo Ariadne, “A cada passo que a Uema caminha rumo ao conhecimento e resolução de problemáticas latentes do Maranhão, contribui para o crescimento da humanidade.”

Além do reconhecimento nacional, a Uema desde 2021 formalizou oficialmente a necessidade de mobilizar toda a comunidade universitária para a política de internacionalização e desenvolvimento sustentável. Reconhecendo a importância da promoção dos ODS, a instituição criou a Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que já se destaca pelos resultados alcançados em tão pouco tempo.

A Uema, com seu compromisso social, não celebra essa conquista como um feito isolado, mas como parte de um comprometimento contínuo em contribuir para um futuro sustentável e justo. Esta instituição, ao liderar pelo exemplo, inspira não apenas outras instituições de ensino, mas também toda a sociedade a abraçar práticas que impulsionem o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social para o mundo.

Veja os projetos aprovados pelo link: https://www.seloods.org/

A cerimônia de premiação está marcada para 05/03/2024, em São Paulo – SP, onde a UEMA receberá a premiação.

O Selo ODS é Organizado pelo UNB e Diversas Organizações!

Por Elitiel Guedes – Assessoria ODS UEMA