Solenidade marca posse de cinco novos docentes no quadro efetivo da Uema

Por em 30 de janeiro de 2024

Um ato solene com a presença do Governador Carlos Brandão marcou, nesta terça-feira (30), a apresentação formal de cinco novos professores efetivos para o corpo docente da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Os professores foram aprovados em concursos públicos realizados pela instituição em 2017 e 2018. A solenidade foi realizada no Palácio dos Leões, em São Luís.

“Este foi mais um ato importante para a educação do Maranhão. Acabamos de nomear mais cinco professores para a Uema. São professores concursados que vão entrar para o quadro de professores da Uema e, assim, fortalecer a nossa educação superior. Não tenho dúvidas que, através desses investimentos que estamos fazendo na educação, agora pela Uema, vamos preparar melhor nossos jovens para o futuro”, disse o governador do Maranhão, Carlos Brandão, que é egresso da Uema pelo curso de Medicina Veterinária.

Atuando na educação superior de cidades como São Luís, Pedreiras, Balsas e Lago da Pedra, os professores tiveram a nomeação publicada pelo governador no Diário Oficial do Estado no dia 29 de dezembro de 2023. Entre eles estão:

• Profª. Dra. Ana Christina Sanazario de Oliveira

• Profª. Dra. Carolina Vasconcelos Pitanga

• Profª. Dra. Erlen Keila Candido e Silva

• Profª. Dra. Kátia Pereira Coelho

• Prof. Dr. Jaime de Liege Gama Neto

Os docentes apresentados no ato solene se somam aos 799 professores efetivos que a Uema já possui e, também, às atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Sociologia, Agronomia, Ciências Agrárias e Ciências Biológicas.

“Estes são professores doutores muito importantes para a Universidade Estadual do Maranhão. É ótimo ver que o governador Carlos Brandão teve a sensibilidade de fazer essas nomeações, pois isso é muito importante para a qualidade dos cursos, para a pós-graduação e extensão universitária. Essa medida, certamente, contribuirá para o desenvolvimento da universidade e do ensino superior no estado do Maranhão. É sempre gratificante ver investimentos na educação”, celebrou o reitor da Uema, professor Walter Canales.

Além do Governador Carlos Brandão e do Reitor Walter Canales, compuseram a mesa da solenidade, representando a Uema, o vice-reitor Paulo Catunda, o pró-reitor Rômulo Travassos, de Gestão de Pessoas, a pró-reitoria Monica Piccolo, de Graduação, e a superintendente Cristiane Pestana, de Concursos e Seletivos, juntamente com o chefe de gabinete da reitoria, José Sampaio de Mattos. O secretário Sebastião Madeira, da Casa Civil, também marcou presença na solenidade.