Uema assina acordo de cooperação para elaboração de Plano de Arborização com a Prefeitura Municipal de São Luís

Por em 18 de janeiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), assinou na tarde desta quarta-feira (17), um acordo de cooperação inédito com a Prefeitura Municipal de São Luís para a elaboração de um Plano de Arborização para a capital do estado.

Presentes na reunião, estavam, Prof. Dr. Thiago Cardoso, Pró-reitor da Pró-reitoria de Planejamento e Administração da Uema, representando o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Walter Canales, Prof. Dr. Luís Jorge, professor do departamento de Geografia da Uema, ⁠Prof.ᵃ Dr.ᵃ Ariadne Rocha, assessora chefe da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Uema), Prof.ᵃ Dr.ᵃ Andrea Araújo, Superintendente de Gestão Ambiental da Uema e também, representando os alunos que também estarão participando da iniciativa, a aluna Camila Silva, acadêmica do 5º período do Curso de Geografia Bacharelado da Uema.

Para o prefeito da cidade de São Luís, Eduardo Braide, enfatiza o agradecimento aos técnicos envolvidos na elaboração do plano inicial, mas, acredita que acima de tudo, o Plano de Arborização da capital precisa ser humano, com envolvimento da sociedade.

“Esse momento que vai começar na cidade de São Luís vai muito além do plano. Esse é um plano que precisa ter alma, é um plano onde a população entenda que todos faremos parte para a manutenção desses espaços, onde só o fato que não vandalizar, você já está fazendo sua parte, mas, não só isso, onde os cidadãos também possam contribuir plantando arvores nas praças perto das suas casas, ou até mesmo em frente as suas casas, essas ações casam com o nosso intuito que é criar uma São Luis mais verde”, enfatiza o prefeito.

“Muito além dessa parceria é a qualidade de vida que toda essa pesquisa realiza por nossos profissionais está garantindo para a população de São Luís, a Uema agradece imensamente pela confiança depositada em nossos professores, doutores, mestres e alunos que se envolveram e ainda irão se envolver nesse planejamento que só entrega benefícios para os ludovicenses”, comenta o Pró-reitor da Pró-reitoria de Planejamento e Administração da Uema, Prof. Dr. Thiago Cardoso.

Para o Prof. Dr. Luís Jorge, a parceria entre as duas instituições reforçam o papel social da academia e prefeitura municipal.

“Tivemos uma tentativa para iniciarmos um processo de negociação para evoluirmos para um convênio para tratar especificamente da arborização urbana de São Luís. Só que essa tratativa ela se maximizou, que era um plano específico, virou uma rede de pesquisa. É importante em momentos de procrastinação, de crise no Brasil inteiro em termos de investimento em ciência, tecnologia e inovação. O plano de arborização eles se enquadram para a universidade e para a Prefeitura de São Luís, uma rede de pesquisa que envolverá mais de 20 pesquisadores da universidade. Temos aqui a professora Ariadne, doutora na área de botânica, professora Andrea, também doutora na área de botânica e cursos hídricos. Temos outros tantos profissionais e uma representante decente aqui conosco, a Camila, exatamente porque nós não envolveremos apenas pesquisadores, professores da universidade, mas também o mostro alunado. Isso se torna importante, casa o papel social da universidade com o papel social da Prefeitura”, enfatiza o professor.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Nestor Bezerra/Prefeitura de São Luís